O Sebrae no Pará realizou diversos eventos de capacitação para fomentar o empreendedorismo feminino e potencializar a veia empreendedora de mulheres em vários municípios paraenses durante o mês de março, o mês da mulher. Palestras e trilhas levaram conhecimento para centenas de empreendedoras e quem deseja empreender.
“No Sebrae, acreditamos no potencial feminino e estamos aqui para apoiar cada passo da sua jornada empreendedora. As mulheres impulsionam o Brasil com seu talento e determinação. Sigamos juntas, empreendendo, inovando e conquistando novos espaços”, destacou a diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro.
Em Castanhal, no dia 13, foi realizado o VIII Encontro de Mulheres Empreendedoras da Região Guamá. De acordo com a gerente do Sebrae na região, Gisele Freitas, “trata-se do maior evento de impacto na temática de empreendedorismo feminino da Região Guamá! Um evento tradicional que envolveu caravanas de mulheres empreendedoras de 19 municípios de nossa jurisdição de trabalho”, disse ela.
Em Belém, no dia 18, foi realizada uma palestra para celebrar a primeira fase do projeto Empreendedorismo Inclusivo. Mulheres inscritas no projeto participaram gratuitamente de uma trilha de conhecimento em formato híbrido (presencial e online). O público foi formado por mães ou pessoas que exercem a função materna de crianças e jovens com qualquer tipo de deficiência nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.

O objetivo foi desenvolver o potencial empreendedor dessas mulheres para que possam empreender e conquistar autonomia financeira. Além disso, o projeto visa proporcionar acesso a mercados potenciais, garantindo maior visibilidade para essas empreendedoras.
As ações de apoio ao empreendedorismo feminino também ocorreram na Região do Capim. Municípios como Dom Eliseu, Ulianópolis, Paragominas, Ipixuna, Aurora, Mãe do Rio, Concórdia do Pará e Tomé-Açu receberam iniciativas. De acordo com o gerente do Sebrae na região, Fabiano Andrade, mais de 700 mulheres foram impactadas com cursos, workshops e palestras. Em Ulionópolis, por exemplo, em uma parceria com a Assistência Social do município, mais de 100 mulheres foram capacitadas com cursos, como design de sobrancelhas, chocolataria de ovos de páscoa e cabeleireira.
“Além de também ter o conhecimento técnico, elas passaram por uma capacitação com o Workshop ‘Mulheres que inspiram’. Isso também foi mais um grande ganho, uma grande referência aqui para toda a região”, ressaltou Fabiano.
Na região da Transamazônica, foi realizada a palestra “Mulher de Impacto”, no dia 20 de março. Já em Capanema, no dia 21, foi realizada a palestra “Seja Mais Dona de Si”, em Tucuruí, a palestra “Mulher 360”, também reuniu quase 100 empreendedoras da região.