Nesta quinta (28), os vencedores nacionais do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024 serão conhecidos em cerimônia que vai ocorrer no Espaço Porto Vittoria, em Brasília. O Pará estará representado por dois jornalistas que venceram a etapa estadual nas categorias Jornalismo em texto e Jornalismo em vídeo e que foram selecionados para a grande final nacional da 11ª edição do Prêmio.
Os jornalistas Andreia Teixeira, da TV Cultura, e Daniel Nardin, do Amazônia Vox, são os representantes paraenses que já estão em Brasília para o grande evento. Entre eles, muita expectativa e confiança, porém entendem a qualidade de todos os trabalhos finalistas e já se sentem vitoriosos por terem vencido as etapas estadual e regional e por representarem o Norte do país no concurso. “Estamos muito felizes em representar o jornalismo paraense e falar do empreendedorismo amazônico a partir do jornalismo da região. Com isso, mostramos a qualidade, técnica e relevância do jornalismo feito na nossa região e a força e o potencial do empreendedorismo na Amazônia”, observa Daniel Nardin, repórter e diretor-executivo do Amazônia Vox.
Os trabalhos paraenses classificados para a grande final foram: Categoria Texto – Muito além do açaí: como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura, do veículo Amazônia Vox, representado pelo jornalista Daniel Nardin e equipe formada por Márcio Nagano, Raffa Regis, Ana Paula Santos e Ricardo Garcia e na Categoria Vídeo – Encauchados: empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia, da TV Cultura do Pará, representado pela jornalista Andreia Teixeira e equipe formada por Osmar Júnior, Vitor Souza, Vanessa Fortes, Josemar Garcia, Pamella Lavôr, André Mardock, Vanessa Fortes, Daniel Lucilo, Luiz Carlos Mendes, Luciano Mourão, Alexandre Lins, Vitor Souza e Diego Carvalho.
“Acreditamos muito na perspectiva do Jornalismo de Soluções aplicada para a realidade da Amazônia. Buscamos mostrar alguns desafios, mas contando a partir de uma resposta e, sem dúvida, existem muitas pautas e reportagens que podemos escrever mostrando esse potencial e esforço de muita gente, destacando que a solução da Amazônia está com os amazônidas. Já foi uma enorme conquista vencer a etapa estadual com tantos bons trabalhos e agora, ainda mais, com trabalhos excelentes de todo o Brasil”, afirma Daniel Nardin.
“Ser finalista de um prêmio tão importante como esse já é uma vitória. Estou mega feliz de chegar até aqui e participar dessa festa que reúne, reconhece e homenageia o jornalismo profissional em todo o país. Representar o jornalismo paraense, feito na Amazônia, dando voz aos empreendedores que fazem a diferença diariamente com impacto positivo para as futuras gerações, não tem preço. Gratidão ao Sebrae pela iniciativa e reconhecimento”, comentou Andreia Teixeira, repórter da TV Cultura do Pará, ao ressaltar que a conquista é também das pessoas que fazem o trabalho dos encauchados, gerando renda, mantendo a floresta e salvando vidas. “Ainda estou em êxtase com a notícia de sermos finalista nacional, pois foram mais de três mil trabalhos inscritos em todo o país e estamos entre os 25 melhores. Então, só gratidão à TV Cultura, à direção da tv, por ter acreditado na minha ideia e dado suporte pra equipe executar o trabalho. Agora é esperar o resultado. Mas, já somos vitoriosos de termos chegado até aqui. Gratidão ao Sebrae Pará por todo apoio e incentivo”, finaliza.
Ao todo, o Sebrae no Pará recebeu 168 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo o estado – esse resultado é 20% maior que o número de participantes do ano passado.
A premiação reconhece os melhores trabalhos que tratam do universo do empreendedorismo em quatro categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. Os trabalhos inscritos no prêmio passaram por três etapas: a primeira, em nível estadual, classificou os concorrentes para a etapa regional, que definiu os finalistas da etapa nacional.
Nesta edição, o PSJ trouxe uma grande novidade: a criação da categoria especial Jornalismo Universitário, que vai premiar a produção jornalística desenvolvida no âmbito acadêmico por estudantes de jornalismo de instituições de ensino superior do Brasil inteiro.
No total, 25 trabalhos foram selecionados para a grande final, que será celebrada no dia 28 de novembro, em Brasília. Durante a cerimônia, serão anunciados os vencedores de cada categoria e do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
Conheça os finalistas paraenses:
CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO
Muito além do açaí: como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura (Amazônia Vox / PA)
Equipe: Daniel Nardin, Marcio Nagano, Raffa Regis, Ana Paula Santos e Ricardo Garcia.
-
-
Link da Publicação:
https://amazoniavox.com/guardioesdoacaracu
CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO
Encauchados: empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia (TV Cultura do Pará /PA)
Equipe: Andreia Teixeira, Osmar Júnior, Vitor Souza, Vanessa Fortes, Josemar Garcia, Pamella Lavôr, André Mardock, Vanessa Fortes, Daniel Lucilo, Luiz Carlos Mendes, Luciano Mourão, Alexandre Lins, Vitor Souza e Diego Carvalho.
-
-