ASN PA Atualização
Compartilhe

Joelma Kláudia e Raidol se apresentam na noite deste sábado na FAC

Os cantores fazem parte da ampla programação musical da Feira que tem entrada franca
Por Jecyone Pinheiro
ASN PA Atualização
Compartilhe

Dando continuidade à programação musical da Feira de Artesanato do Círio – FAC, hoje será a vez da cantores Joelma Kláudia e Raidol subirem ao palco a partir das 18h, no estacionamento do Parque Porto Futuro, onde ocorre a Feira até 11 de outubro. “Nossa intenção foi intensificar a programação musical com artistas locais e oferecer mais entretenimento aos visitantes da Feira”, lembra Igo Silva, gerente metropolitano do Sebrae no Pará.

Ontem à noite foi a vez o Ministério Seráfico, Reggaetown e Pagode das Meninas se apresentarem na programação musical da FAC.

Atrações deste sábado:

Joelma Kláudia é cantora, compositora, embaixadora cultural do Xingu, idealizadora e coordenadora do Festival Canção da Transamazônica – Fecant e Presidente do Instituto Ararajuba. Agente cultural na região da Transamazônica há mais de 10 anos e realizadora cultural.

Forjado em uma família de artistas, Raidol nasceu imerso em arte. Por meio da vitrola de seus avós e das intermináveis tardes de domingo regadas a música, entrou em contato desde cedo com uma variedade imensa de artistas. Se lançou como artista em 2018, com seu primeiro trabalho solo, “Raidol” e rapidamente foi abraçado pelo público que passou a lotar suas apresentações no circuito independente de Belém.

A Feira

A Feira de Artesanato do Círio é o maior evento de artesanato do estado do Pará e um dos mais importantes da região Norte. Em 2023, a Feira foi ampliada e está com dois pavilhões, com 130 estandes, sendo 100 de artesanato, com produtos de artesãos de dez municípios, sendo diversas tipologias, como miriti, cerâmica, cuias e artesanato ligados ao Círio de Nazaré.

A Feira de Artesanato do Círio faz parte de um trabalho realizado pelo Sebrae desde 1989, voltado para o artesanato no período do da festividade do Círio de Nazaré. O objetivo do evento é fomentar e promover o trabalho de artesãos paraenses, gerando oportunidades de venda durante e após a Feira.

A FAC é resultado da fusão, há 11 anos, de duas iniciativas: A Feira do Miriti, específica do artesanato de Miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em vários municípios paraenses.

A FAC 2023 tem o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Novidades

Além dos estandes para a venda de artesanato, são novidades na edição deste ano: a Casa Artesanal, decorada com artesanato que poderá ser adquirido no evento; Casa Ribeirinha, que fica logo na entrada da Feira e retrata as construções ribeirinhas da região; Taberna da Nazinha, que traz uma variedade de produtos alimentícios, com sabores amazônicos, de seis empreendedores; Espaço de Biocosméticos, com diversos produtos feitos com insumos da Amazônia, dos segmentos de beleza, estética e bem-estar.

A Feira também conta com tradicional Praça de Alimentação, com vendas de comidas típicas e outras delícias regionais; e uma ampla programação musical, com 20 atrações, todas as noites, a partir das 18h.

Programação Musical:

05/10 (quinta) – A partir das 18h- Ministério Luz e Sal, Dj Zek Picoteiro e Jeff Moraes.

06/10 (sexta) –A partir das 18h – Ministério Seráfico, Reagguetown e Pagode das Meninas.

07/10 (sábado) – A partir das 18h – Joelma kláudia e Raidol.

08/10 (domingo) – A partir das 18h – Geraldo e Banda Aliança, Camila Castro e Orquestra Aerofônica.

09/10 (segunda) – A partir das 18h – Adorar Jesus, Laize e Os Sinceros e Banda Carimbolando.

10/10 (terça) –A partir das 18h – Tiadê, Juliana Sinimbú e Artur Espíndola.

11/10 (quarta) – A partir das 18h – Tealentos – mostra artística de pessoas com transtorno do espectro autista – TEA, Tambor de Dentro, Gabriel Xavier e Banda Maré Cheia, e Pinduca.

  • Círio
  • fac
  • música