ASN PA Atualização
Compartilhe

Hamburgueria artesanal paraense aposta na sustentabilidade

Conheça a história do empreendedor André Pinheiro, que reduziu o consumo de produtos poluentes na produção
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Engenheiro ambiental de formação, o empreendedor paraense André Pinheiro sempre sonhou em ter um negócio na área da alimentação. Em junho de 2020, em meio à pandemia de Covid-19, ele iniciou o projeto da hamburgueria artesanal Garagem 28, sempre apostando em práticas sustentáveis na linha de produção.

“Com o fechamento dos mercados e a paralisação das atividades, vimos a oportunidade de trabalhar por meio do delivery (entrega rápida) com hambúrguer artesanal. Então, escolhemos um nome bem sugestivo: Garage 28, porque é o número da minha casa, no bairro de Canudos”, explica ele, que divide a administração do negócio com a esposa.

André conta que resolveu utilizar todo o conhecimento na formação da engenharia ambiental para potencializar o negócio de forma sustentável. Dessa maneira, as atividades na hamburgueria começaram no dia 5 de junho de 2020, coincidentemente no Dia Mundial do Meio Ambiente.

“Começamos em uma data marcante e resolvi adotar boas práticas ambientais para colocar em prática tudo que aprendi na minha formação acadêmica. Tirei da cabeça tudo isso e resolvemos colocar na ponta do lápis, um case voltado para o meio ambiente, porque temos essa ideia de difundir o conhecimento para as pessoas, de uma maneira geral”, conta ele.

Sustentabilidade

Ainda funcionando no formato delivery, uma das principais ações adotadas pelo negócio foi trocar a embalagem de isopor, que é denso e leva anos para se decompor, por papel de alumínio, que é mais viável e pode ser reciclado. Outras medidas foram adotar sacolas em papel craft, que também podem ser recicláveis por diversas vezes, e cortar o uso de copos descartáveis e canudinhos plásticos, que foram substituídos por materiais sustentáveis.

Papel utilizado para embalar o hambúrguer também é sustentável.

“Além disso, nós pagamos uma empresa para fazer gestão dos nossos resíduos, fazemos a coleta seletiva, a separação da gordura e do óleo, e uma empresa terceirizada vem fazer essa coleta e o tratamento. Além disso, também apostamos na energia solar para reduzir os custos”, explica ele, destacando que hoje a hamburgueria gera quase 10 empregos indiretos.

Futuramente, o empreendedor pretende incluir outras práticas sustentáveis no negócio, como compostagem caseira, reutilização da água da chuva para fins não potáveis, e uma horta caseira com diversas hortaliças. “Acredito que todo empreendedor no Brasil deveria colocar em prática essas medidas, que ajudam o meio ambiente e tornam o negócio mais saudável para o planeta”, observa.

Para aprimorar o negócio, que vai completar cinco anos em junho deste ano, André diz que sempre contou com a orientação do Sebrae no Pará, por meio da Agência Metropolitana, que fica em Belém. Em breve, a hamburgueria vai abrir um espaço físico para atender os clientes.

“O Sebrae tem esse trabalho dedicado com o empreendedor, que é muito bom. Então, já fiz diversas formações como planos de negócios, cursos de marketing digital, atendimento. Então, quando as ideias surgem ou quando há necessidade de alguma coisa, procuro o Sebrae, que está sempre de portas abertas para ajudar no que é possível, até mesmo alavancar a nossa atividade”, finaliza ele.

  • alimentação
  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo
  • Hamburgueria
  • Sustentabilidade