Castanhal, no nordeste paraense, sedia o Festival do Açaí. O evento iniciado nessa sexta-feira (19), ocorre na Praça do Estrela, das 18h às 23h, e vai até este sábado (20). A ação é promovida pela Prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult,) e o Sebrae no Pará, como ação do Programa Cidade Empreendedora. Participam da ação, 16 micro e pequenas empresas e 12 artesãos.
A iniciativa disponibiliza para o público o açaí em diversas formas, como mousse, café, bebidas alcoólicas, biscoitos, entre outros receitas que utilizam do fruto na composição. Além disso, conta com atrações culturais e com a Cozinha Pai D’égua, atração em que chefs elaboram pratos que têm açaí entre os ingredientes, e que contou com a presença do chef Léo Modesto no primeiro dia.
Castanhal é o maior exportador de açaí do Brasil, com maior concentração de indústrias do fruto, que chega a 28 unidades. Por isso, a importância do evento. “Esse evento tem um significado muito grande. O açaí emprega muita gente em Castanhal, que é maior centro comercializador do Brasil do produto”, afirma o Prefeito de Castanhal, Paulo Titan.
“O nosso principal objetivo é fomentar a economia do município. Fazer com que os pequenos negócios de Castanhal se fortaleçam nos mercados paraense e nacional”, pontua o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
Mike Johnson, proprietário do Açaí Tornado, é um dos participantes do evento. Maranhense, residente em Castanhal há 12 anos, ele trabalha no ramo há, aproximadamente, um ano. Mike destaca a relevância da iniciativa. “O açaí é símbolo de Castanhal, o município é uma potência do fruto. O festival é muito importante. Quero que o Açaí Tornado cresça, apoio para isso temos, inclusive do Sebrae”, frisa.
Também estiveram na cerimônia de abertura do evento o vice-prefeito de Castanhal, Ênio Monteiro; o Secretário Municipal de Agricultura, Gabriel Titan; o Secretário de Cultura e Turismo, Ery Holanda; a Secretaria de Indústria, Serviços e Comércio, Ester Pulqueira; e os Vereadores Naldo Imperial e Adonay Félix.
Oficial
O Festival do Açaí entrou para o calendário oficial de Castanhal com a Lei 049/21, que torna o Festival um evento a ser comemorado anualmente, na terceira semana de agosto.
-
Programação deste sábado
19h – Carimbó Novos Urbanos
20h30 – Studio Alpha
21h – Banda 28 de Janeiro
21h30 – Marcelo Wall
Cozinha Pai D’egua – Ana Luna Lopes