ASN PA Atualização
Compartilhe

FAC oferece orientação e incentivo financeiro visando à COP 30

Espaço voltado para consulta de crédito para empreendedores está sendo ofertado na Feira de Artesanato do Círio
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Um espaço voltado para consulta de crédito voltada para empreendedores está sendo ofertado na Feira de Artesanato do Círio, realizada pelo Sebrae no Pará. Nos dias 10 e 13 de outubro o “Espaço Acredita” vai contar com atendimento de bancos para consulta e orientação ao crédito.

Ao todo, serão sete instituições de crédito: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia, Banpará, Sicredi, SEAP Brasil e CRESOL, que tem parceria com o Sebrae/PA e foram convidadas para ocupar o espaço durante a feira.

Os horários de atendimento vão variar nos dois dias, sendo nesta sexta-feira, 10, até as 22h. Já na segunda-feira, o espaço terá o horário aberto das 10h às 12h para atender a empreendedores que estejam no evento.

Seminário de crédito e sessão de negócios

O espaço teve um seminário de abertura para empreendedores participantes do programa ALI (Agentes Locais de Inovação) na última quinta-feira, 9, em que as instituições bancárias parceiras participaram. O momento contou com falas de representantes dos bancos e com apresentações de estratégias financeiras.

A empreendedora Michele Silva, que investe no ramo de dedetização, participou da reunião de abertura pelo projeto ALI. Ela diz que a iniciativa abre um leque de possibilidades para conhecimento e principalmente expansão de negócios: “Eu vim aqui participar para ter uma orientação com relação a créditos, que é algo que muitas empresas acabam tendo dificuldade em algum período, nós até não estávamos com essa dificuldade, mas para nível de investimento é muito importante saber que a gente tem esse apoio e o Sebrae entrou aí como uma chave diferencial nesse momento”.

Mauro Pereira, analista da agência Metropolitana no Sebrae/PA, explica que o Projeto ALI é um programa de metodologia e acompanhamento para incentivar os microempreendedores de pequenos negócios: “É um projeto de inovação e produtividade que hoje atende a 215 micro e pequenas empresas que têm um acompanhamento individualizado do Sebrae durante seis meses”, explicou.

Incentivo com vistas à COP 30

Mauro ainda orienta sobre as oportunidades que a presença desse espaço de atendimento abre: “Esse espaço veio para a FAC, para trazer as instituições financeiras, tanto as instituições oficiais como as cooperativas de crédito, para falar sobre as linhas de crédito que cada instituição disponibiliza”.

Segundo Francisco Brito, analista do Sebrae no Pará, o espaço é uma oportunidade de crescimento de negócios, principalmente com a chegada da COP 30: “Nosso objetivo é justamente facilitar, fazer com que os pequenos negócios tenham acesso ao crédito. O resultado que nós esperamos é gerar linhas de crédito para essas empresas que necessitam, principalmente aquelas empresas que estão em fase de expansão”.

Oportunidade e expectativa

Luiz Henrik Zorz, assessor do Sicredi, afirma que o encaminhamento é uma oportunidade de empresários conhecerem maneiras de expandir: “É muito bom ter as instituições financeiras que conseguem agregar ao empreendedor que está buscando a oportunidade de crescer e se desenvolver para alavancar o negócio”.

“O espaço é necessário porque muitas vezes o empreendedor não sabe onde buscar informação, então a presença das instituições aqui mostrando as diferentes práticas e modelos de atuação que permitem que o empreendedor tenha acesso e escolha a instituição que melhor o atende”, completou Luiz Zorz.

-