ASN PA Atualização
Compartilhe

FAC oferece itens para compor a mesa do Círio

Sousplat, xícaras, jogo americano, pratos, argolas para guardanapos e cerâmicas marajoaras estão entre os produtos
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

A 10ª edição da Feira de Artesanato do Círio (FAC) está repleta de opções para quem quer montar uma mesa caprichada do almoço do Círio, momento tradicional de reunir os familiares. Sousplat, xícaras, jogo americano, pratos, argolas para guardanapos e cerâmicas marajoaras estão entre os itens que podem ser encontrados na FAC.

Maynara e Sebastian Santana estão participando pela primeira vez na FAC e no estande dos artesãos podem ser encontrados produtos de cerâmica customizada como sousplat, filtro de barro, velas aromatizadas, xícaras, vasos, pratos decorativos e caixa acústica amplificadora natural. “No nosso estande é possível encontrar produtos para montar a mesa completa”, frisa. Os dois são proprietários da Cerâmica Família Santana, olaria e loja localizada em Icoaraci, Paracuri.

O diferencial das peças produzidas pelos artesãos é a mistura de elementos tradicionais com inovadores. “Antigamente, tudo era feito de cerâmica, depois veio o plástico, o vidro, o metal e outros. O símbolo utilizado na cerâmica é um pássaro Adinkra, que olha para trás e cultiva um ovo que diz ‘volte e pegue’, ou seja, é olhar para o passado e ressignificar o futuro, isso que a gente faz com o nosso trabalho”, destaca.

Elisabeth Moraes é do município de Salvaterra, na Ilha do Marajó, da Associação Educativa Rural e Artesanal da Vila de Joanes (AERAJ). Há 12 anos, a marajoara faz parte da associação que produz itens sustentáveis, feitos de reaproveitamento de madeira, vassoura do açaí e vinil encapado. “Temos jogo americano, sousplat feito na vassoura do açaí, porta guardanapo, entre outros”, conta a empreendedora.

A Feira de Artesanato do Círio vai até o dia 12 de outubro, no Parque Porto Futuro, em Belém, aberta das 10h às 22h — exceto no domingo do Círio, que será das 7h às 22h. São 100 estandes com trabalhos de 93 artesãos dos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Oeiras do Pará, Salvaterra e Santarém.

Nesta edição comemorativa, o Sebrae fechou parceria com a organização do Festival Cultural de Nazaré e trouxe shows para a programação do evento até o dia 11 de outubro. A instituição também está oferecendo atendimentos aos empreendedores em sua Unidade Móvel, que está estacionada bem na entrada principal da Feira.

A Feira conta com o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Sobre a FAC

A Feira de Artesanato do Círio é parte de um trabalho realizado pelo Sebrae desde 1989 e voltado ao artesanato no período da festividade do Círio de Nazaré. O objetivo do evento é fomentar e promover o trabalho de artesãos paraenses, gerando oportunidades de venda durante e após a Feira.

A FAC é resultado da fusão, há dez anos, de duas iniciativas: A Feira do Miriti, específica do artesanato de Miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em vários municípios paraenses.

  • Almoço do Círio
  • Artesanato
  • Círio de Nazaré