Nesta terça-feira (02), o Sebrae no Pará realiza o coquetel de premiação estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, que será celebrado no Armazém do Tempo, no Mangal das Garças, em Belém. No Pará, o prêmio se destaca por evidenciar histórias inspiradoras de mulheres que impulsionam a economia local, especialmente em áreas como agricultura familiar, comércio, sustentabilidade e inovação.
Em 2025, o prêmio contempla cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequenos Negócios, Produtora Rural, Ciência & Tecnologia e Negócios Internacionais. Este ano, 117 mulheres paraenses empreendedoras se inscreveram na premiação, representando 36 municípios do estado. No ano passado, a grande vencedora da etapa estadual, na categoria Pequenos Negócios, foi a empreendedora Noanny Maia, da marca Cacauaré, que também venceu a etapa nacional na mesma categoria.
A premiação é dividida em três etapas: estadual, regional e nacional. Na fase estadual, celebrada nesta terça-feira (02), serão selecionadas até três candidatas por categoria. As vencedoras da etapa estadual, de cada categoria, ganharão troféus, certificados e consultoria online personalizada. As vencedoras dessa etapa avançam para a etapa regional, representando a região Norte, e posteriormente para a etapa nacional, cuja cerimônia de premiação ocorrerá em outubro, no evento Delas Summit, em Florianópolis (SC).
Na etapa nacional, as 35 vencedoras regionais (cinco vencedoras por categoria para cada uma das sete regiões) estarão automaticamente classificadas para a final nacional da premiação. O Sebrae custeará as despesas de deslocamento e diárias das 35 finalistas regionais, que participarão de missão técnica nacional durante o evento de premiação.
De acordo com um estudo do IBGE, divulgado no final do ano passado, mais de 427 mil mulheres são donas de pequenos negócios no Pará. No estado, para cada 100 mulheres, 12 ou mais são donas de negócios, o que corresponde a 12% das mulheres em idade ativa. Desta maneira, o prêmio é o momento de reconhecer e celebrar as mulheres que transformam desafios em oportunidades e contribuem significativamente para o desenvolvimento do Pará.