Na noite dessa terça-feira (02), o Sebrae divulgou os grandes vencedores da final nacional da 3ª edição do Desafio Liga Jovem (DLJ), sediada pela primeira vez em Belém. As equipes que ficaram nos três primeiros lugares nas três categorias competição (Ensino Fundamental, Médio/Técnico e Superior) foram Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Alagoas, Bahia, Amazonas, Mato Grosso e Distrito Federal. Já os prêmios de Honra do Mérito ficaram com Paraíba, Rondônia e Paraná, que se destacaram na etapa semifinal da premiação.
De 30 de novembro a 02 de dezembro, estudantes de todos os estados do Brasil e do DF apresentaram os seus projetos para uma banca de especialistas em inovação e empreendedorismo, que avaliaram e escolherem os vencedores. A fase final foi realizada no Hotel Grand Mercury, no centro de Belém, com a participação de 81 equipes e 376 participantes (entre alunos e professores orientadores) de todo o Brasil. O anúncio dos vencedores ocorreu na noite de terça (02), no palco do Festival LED, na Estação das Docas, também em Belém.
“Esse é uma importante premiação em que os estudantes e os professores buscam soluções para problemas em suas comunidades, inclusive com equipes do nosso estado. Dessa maneira, o nosso principal objetivo é cada vez mais colocar à luz da educação a importância do empreendedorismo, que traz muitas soluções para a comunidade por meio das escolas”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
A equipe paraense EcoSabão Jovem, da Escola Estadual João Carlos Batista, de Ananindeua, ficou em segundo lugar na categoria Ensino Médio com o projeto EcoManguita. A equipe desenvolveu um sabão 100% biodegradável, feito a partir de casca de manga e óleo de cozinha usado, como alternativa sustentável à destinação de resíduos orgânicos e ao uso de produtos químicos convencionais.

A iniciativa surgiu há dois anos e ganhou força após a participação em oficinas promovidas pelo Sebrae no Pará. “Nós aprendemos como tirar o projeto do papel e transformar em algo real, em que as pessoas pudessem sentir alguma diferença. Então, dessa maneira, já estamos produzindo e apresentando o sabão na nossa escola e comunidade”, conta Estefany.
A professora Brenda Costa, orientadora da equipe EcoSabão Jovem, tem mostrado na prática como a educação ambiental pode transformar vidas. Segundo a professora, o projeto nasceu do olhar crítico dos alunos sobre os problemas ambientais do bairro do 40 Horas, em Ananindeua, onde a escola está localizada. “Eles identificaram os impactos ao redor e, em sala de aula, buscamos soluções reais. A produção do sabão ecológico surgiu dessa vivência e ganhou força com o apoio de uma equipe de professores, dentro da sala de aula”, explica.
Os projetos das outras duas equipes paraenses eram dedicados a reduzir o descarte irregular de entulhos das obras urbanas e a promover o empreendedorismo de jovens com a produção de peças a partir de materiais naturais, como biojoias.
“Em um momento em que a educação ambiental ganha espaço nos currículos escolares e a COP30 realizada em Belém, o projeto reforça a importância de soluções práticas e locais para desafios globais”, conclui Magno.
Promovido pelo Sebrae, o DLJ é a maior competição nacional estudantil de empreendedorismo de impacto social e ambiental. A atual edição registrou recorde de 62.276 estudantes inscritos e mais de 5 mil projetos. No Pará, foram 1.358 inscritos e 141 instituições de ensino participantes. A premiação é voltada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a Educação Superior, desafiando os participantes a desenvolverem soluções criativas e de impacto social para problemas da escola ou da comunidade, tendo a tecnologia como aliada (analógica ou digital).
Os finalistas receberam vale-compras e a viagem para Belém, já os vencedores nacionais de cada categoria ganharam prêmios como viagem internacional, notebooks e smartphones.
Vencedores da final do DLJ
* Ensino Fundamental *
1° lugar: Pernambuco
Equipe: Bioplacas de casca de mariscos
Projeto: Bioplacas de casca de mariscos: uma alternativa inteligente para comunidades sustentáveis
Inst. de ensino: Escola Municipal João Bento de Paiva
Orientadora: Maria Eduarda Santos da Silva
Descrição: O projeto transforma cascas de ostras em bioplacas sustentáveis para substituir o gesso na construção civil, reduzindo impactos ambientais, promovendo economia circular e gerando uma nova fonte de renda para pescadores e marisqueiras.
2° lugar: Alagoas
Equipe: TechLobos
Projeto: HeroWatch – O Relógio Inteligente que une Tecnologia e Inclusão
Inst. de ensino: Escola Municipal D Maria de Araujo Lobo
Orientadora: Elaine Cristina Lopes
Descrição: O HeroWatch é um relógio inteligente criado para apoiar crianças com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e suas famílias. Ele foi desenvolvido para identificar sinais de crise antes que elas aconteçam, ajudando a criança a se acalmar de forma leve e natural através de jogos interativos.
3° lugar: Bahia
Equipe: ECOLuz
Projeto: Pastilhas Impactus
Inst. de ensino: Centro Educacional de Ibiassuce
Orientadora: Laiane Michele Silva Souza
Descrição: Impactus é inovação verde no combate à dengue! Pastilhas feitas de ervas naturais, simples e eficazes, embaladas em papel semente que gera vida.
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* Ensino Médio/Técnico *
1° lugar: Rio Grande do Norte
Equipe: Pesqueiro Sustentável
Projeto: Pesqueiro sustentável para pesca da lagosta
Inst. de ensino: Escola Estadual Professora Josélia de Souza Silva
Orientador: Dalison Vitor de Souza
Descrição: O Pesqueiro Sustentável utiliza madeira de algaroba proveniente de manejo consciente para a captura da lagosta. A solução alia preservação ambiental, valorização social e geração de renda.
2º lugar: Pará
Equipe: EcoSabão Jovem
Projeto: EcoManguita
Inst. de ensino: EEEFM João Carlos Batista
Orientadora: Brenda Magda do Nascimento Costa
Descrição: o projeto consiste na produção de sabão ecológico a partir do reaproveitamento de óleos de cozinha usados e da casca de manga, agregando valor a resíduos que normalmente seriam descartados no meio ambiente.
3º lugar: Amazonas
Equipe: Dental Eco Malva
Projeto: Dental Eco Malva
Inst. de ensino: Escola Estadual José Mota
Orientadora: Rillary Izabelli Tavares Meireles
Descrição: Dental Eco Malva é uma escova produzida com o caule da Malva, usando técnica adaptada ao projeto, com resistência ideais para o uso. Manacapuru é o maior produtor de fibras e com a nossa proposta de trabalho, garante o aumento da renda, geração de emprego e diminuição dos impactos ambientais.
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* Ensino Superior *
1° lugar: São Paulo
Equipe: Beethoven
Projeto: Sintoniza – Música acessível para surdos e neuro divergentes através de vibrações, cores e tecnologia inclusiva
Inst. de ensino: Instituto de Tecnologia e Liderança
Orientadora: Bruna Mayer Costa
Descrição: Solução que integra hardware e software para transformar música em vibrações e cores, permitindo que pessoas surdas e neuro divergentes sintam e aprendam ritmos. Sustentável e inclusivo, o Sintoniza conecta tecnologia, acessibilidade e impacto social na educação e terapia.
2° lugar: Mato Grosso
Equipe: Eco-plant
Projeto: Eco-Plant – Sustentabilidade que Cria Raízes
Inst. de ensino: Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado – UNEMAT
Orientadora: Paula Almeida Brito
Descrição: EcoPlant criou o Tubete Biodegradável 2.0, feito de resíduos agroindustriais e cápsula de hidrogel da bananeira. Reflorestamento, tecnologia e créditos de carbono ao alcance do produtor.
3° lugar: Distrito Federal
Equipe: Drop Inertia
Projeto: Honesta
Inst. de ensino: Universidade de Brasília
Orientador: Edson Mintsu Hung
Descrição: A Honesta é uma ferramenta de verificação de golpes digitais. Com uso de inteligência artificial, ela captura o texto da tela e analisa se o conteúdo tem indícios de fraude. Caso tenha, ela avisa o usuário em tempo real.
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* Honra ao Mérito *
Fundamental – Paraíba
Equipe: Trindade
Projeto: Meu Futuro Agora
Inst. de ensino: EMEIEF Prof Trindade Verna
Orientadora: Maria Rafaela Andrade da Nóbrega
Descrição: O Meu Futuro Agora é um app que apoia alunos do ensino integral a organizar a rotina, conectar disciplinas ao projeto de vida, definir metas e valorizar a frequência. Com gamificação, ranking e prêmios, torna o aprendizado divertido e engajador.
Médio e Técnico – Rondônia
Equipe: Originários
Projeto: Conecta Raízes
Inst. de ensino: EIEEFM Zavidiaj Xikov Pi Pohv
Orientador: Alberto Gavião
Descrição: o aplicativo bilíngue Conecta Raízes é voltado a ajudar comunidades indígenas empreendedoras.
Superior – Paraná
Equipe: Projeto Asther UEM
Projeto: Projeto Asther
Inst. de ensino: Universidade Estadual de Maringá
Orientadora: Leila Pessôa da Costa
Descrição: O objetivo do Asther é desenvolver próteses mioelétricas de qualidade e baixo custo para pessoas com deficiência física, utilizando impressão 3D para reduzir gastos e ampliar o acesso.

