ASN PA Atualização
Compartilhe

Encontro reúne mulheres para debater empreendedorismo feminino

VI Encontro de Mulheres Empreendedoras do Guamá foi realizado pelo Sebrae, em Castanhal
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O Sebrae no Pará realizou o VI Encontro de Mulheres Empreendedoras do Guamá. A iniciativa, que contou com a parceria da TV Paraense, foi pensada para impulsionar os pequenos negócios locais, incentivar o empreendedorismo feminino, por meio do reconhecimento do trabalho de empresárias da região, e criar conexão de negócios. O evento ocorreu nessa quinta-feira (23), no Memphis Recepções, em Castanhal.

“Não precisa ser uma Mulher-Maravilha para ser incrível” foi o tema da palestra que marcou o evento, ministrada por Bia Martins, fundadora da ONG Olhar de Bia, que falou sobre mercado, motivação profissional e saúde mental, entre outros pontos.

“Importante esse tipo de evento para valorizar as empresárias e fomentar o empreendedorismo feminino, que é um tema priorizado pelo Sebrae em nosso estado”, destaca a diretora administrativa e financeira do Sebrae no Pará, Cássia Costa.

-

Destaques

Vinte empreendedoras foram premiadas como destaque empresarial da região por se destacarem no Programa Sebrae Delas e na aplicação inovação e pelo consumo de mentorias, capacitações e participação em eventos. Todas receberam troféus.

As empreendedoras contempladas foram Andréia Pitorawk, da Sweet Pets; Patrícia Valoes, da Pravaluz; Cristiane Gildo, da Semente do Saber; Madalena Barros, da Perfumaria Deluxe; Ercielem Barreto, da Clínica Amo; Kilza Melo, da Ótica Bamboo Prime; Socorro Melo e Luana Melo, da Castanhal Cred; Andreia Brasil, da Home Fest Brasil; A empresária e arquiteta Alana Mota; Zilma Cristina, do empreendimento O Paraense; Marília Rodrigues, da HM Decor; Glória Duarte, da Farmaclin; Dailane Amaral, da Nevoly; Marinalda Santos, da Mary Contabilidade; Carmelita Barros e Hylsen Lins, da Doce mania.

Pelo Programa Sebrae Delas, foram premiadas: Leila Campos, da Bombons Apéu, e Yasmine Samara, da Ibirá Empório, que receberam troféus pela atuação no Programa no município de Castanhal. Pelo município de Vigia, o reconhecimento foi para Natalina Teodósio, do empreendimento Coisas da Nata, e a professora e apresentadora, Elizângela Oliveira.

“O Sebrae dá esse pontapé inicial, trazendo conhecimento e momentos de estudo. Isso foi somando em nossas vidas. Artistas, como eu, gostam da arte e fazemos disso o nosso sonho”, pontua a artesã Natalina Teodósio.

Leila Campos aproveitou da fama de “moça do Apéu” que vendia bombons, para criar empresa “Bombons do Apéu”. Leila trabalha na área há 15 anos. No início, conciliava o trabalho como empregada doméstica. Mas, há sete meses se dedica de forma integral para o empreendimento.

“Participar do Sebrae Delas foi transformador. Eu não sabia nem quantos bombons eu produzia ao mês, não tinha visão de negócios, tanto que não vivia da renda dos bombons. O Programa destravou algo em mim que me tornou uma empreendedora de fato”, disse Leila, Segundo a empreendedora, as guloseimas se destacam por serem feitas de forma manual e, também, pela regionalidade, usando matérias-primas da Amazônia, como bacuri, castanha, açaí e cupuaçu no recheio.

Andreia Piwtorak, nasceu em Belém, mas reside em Castanhal desde criança. Ela é diretora da Sweet Pets¸ clínica veterinária que realiza diversos procedimentos como raio-x, laboratório e cirurgia.

A empresária fala sobre os desafios de empreender e o apoio do Sebrae. “O Sebrae sempre fez parte da história da clínica, desde que me formalizei como MEI, com o apoio da instituição. Por lá comecei, com plano de negócios e orientações profissionais. Ser mulher, de bairro periférico, de cidade pequena, são pontos desfavoráveis, mas não empecilhos”, frisa.

As profissionais premiadas receberam avaliação de uma equipe formada pela gerente do Sebrae na região Guamá, Gisele Freitas; pela analista do Sebrae/PA, Rosalva Viana; pela coordenadora técnica de eventos da TV Paraense, Bruna Pinheiro; pela diretora comercial da TV Paraense, Cláudia Bulhões e pela secretária de indústria, comércio e serviços de Castanhal (Semics), Ester Pulqueira.

Também estiveram no evento a secretária de Meio Ambiente, Nubiana Lago; o presidente da ACIC, Renato Rolden; a secretária de Turismo e Cultura de Castanhal, Janete Oliveira, além de empreendedores de Belém, técnicos do Sebrae/PA e de outras instituições.

-

Sebrae Delas

O Programa Sebrae Delas é uma iniciativa nacional do Sebrae e começou a rodar no Pará no ano de 2022. A ação oferece trilha de capacitação para desenvolver os negócios geridos por mulheres, promovendo e apoiando eventos que possibilitam conexões profissionais, divulgando produtos e serviços.

O programa inicia com uma palestra de sensibilização, explicando sobre a ação. O passo seguinte é a realização de um diagnóstico situacional, em que é feita uma análise de como as empresárias lidam com questões de gestão empresarial, como na área financeira, por exemplo. Existem trilhas diferenciadas para quem tem um negócio formalizado ou para quem ainda está se estruturando para isso.

O planejamento estratégico do negócio é outra fase da capacitação, em que ocorrem consultorias especializadas, além da preparação para apresentação de alto impacto, o chamado pitch, quando as gestoras e aspirantes aprendem a vender os principais aspectos dos empreendimentos em poucos minutos. A duração da trilha é, normalmente, entre três e quatro meses.

Na região Guamá, 50 mulheres receberam capacitação. Vinte do município de Castanhal e 30 de Vigia, com cursos, consultorias e oficinas.

No estado, O Programa Delas é realizado, atualmente, nos municípios Belém, Paragominas, Marabá, Barcarena, Santarém, Itaituba, Tucuruí. Parauapebas já encerrou a trilha de capacitação e o próximo município a receber o programa é Igarapé-Açu.

Fotos: Quezia Machado

  • Empreendedorismp feminino
  • Sebrae Delas