Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Logotipo do Sebrae. O nome “Sebrae” em letras maiúsculas de cor azul, acompanhado de duas barras horizontais azul na parte superior e duas na parte inferior. Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Pequenos negócios de biomas de todo o país integram uma das áreas da En-zone, espaço de empreendedorismo do Sebrae na COP30, que abriu as portas nessa segunda, 10, em Belém e segue até o dia 21 de novembro, no horário das 16h às 22h, no Parque Urbano Belém Porto Futuro I, com entrada aberta ao público. Em uma área de quase 17 mil metros quadrados, a En-Zone concentra uma loja com produtos de 227 empreendimentos de todos os biomas brasileiros, a Casa Pará, capacitações, espaços imersivos para divulgar o turismo nacional, palco para atrações musicais todas as noites, e uma praça de alimentação com dez restaurantes.

Com o tema “Amazônia Viva – O Futuro Gira Aqui”, a En-Zone tem ainda, um percurso sensorial, que conta com obras de artistas amazônidas, instalações em miriti, esculturas e painéis interativos. “A Floresta Amazônia está no centro dos debates globais sobre o futuro do planeta. Por isso, nada mais justo do que mostrarmos uma Amazônia pulsante, que conserva tradições, abriga uma riqueza natural imensurável e que gera renda para quem vive nela e dela. Por isso, o Sebrae lidera o movimento para posicionar os pequenos negócios no centro do desenvolvimento sustentável”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno. Ele reforça ainda que o futuro é agora. “Os empreendedores é que garantem que as florestas fiquem em pé. Eles geram emprego, renda familiar e o Sebrae dá o apoio necessário para que seus negócios sejam verdadeiramente sustentáveis e sustentabilidade não só a financeira, mas também a educacional e social”.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destaca que a instituição inaugura com a En-zone, um espaço com o que há de melhor do empreendedorismo do Brasil. “E em nenhuma edição anterior da COP houve esta iniciativa que mostra pequena bioeconomia inserida em dois conceitos, que não tem retorno que é o uso da inteligência artificial, da inovação e da economia globalizada”.

En-Zone tem entrada gratuita ao público. Foto: Carlos Borges.

Para conhecer a programação e fazer o credenciamento, o visitante deve baixar o app En-Zone COP 30, já disponível gratuitamente para os sistemas Android e Apple. A En-Zone é uma realização do Sebrae/PA, tem a operadora Claro como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal.

Experiências turísticas

A programação inclui ainda experiências de turismo regenerativo, que tem como premissa a transformação de um ambiente para melhor, com oficinas de bioeconomia, reflorestamento e vivências em comunidades ribeirinhas, além da promoção de destinos turísticos sustentáveis brasileiros, como a Rota Combu, referência em turismo comunitário e produção local.

Gastronomia

Esse traço marcante da cultura local receberá o devido destaque no Festival Gastronômico, que reunirá renomados chefs amazônicos em criações que unem tradição e inovação. Além de experimentar as iguarias amazônicas, o visitante poderá conhecer bioprodutos dos biomas brasileiros produzidos por empreendedores nacionais, que estarão em exposição na loja Brasil Biomarket, além de bioprodutos do Programa Sustenta e Inova, iniciativa de cooperação internacional coordenada pelo Sebrae/PA e financiada pela União Europeia.

Programação cultural

Na En-Zone, diversão e sustentabilidade estão sempre juntas. Uma das atrações será a Roda Amazônica, uma roda-gigante de 90 metros movida por energia solar e com 18 gôndolas, sendo uma acessível para pessoas com deficiência. O local vai oferecer experiências exclusivas, como o happy hour ao pôr do sol, gastronomia regional, sorveteria, cafeteria e loja de souvenirs sustentáveis. Além disso, haverá shows com vários artistas locais durante os 12 dias de evento. O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Norte, também marcará presença com uma exposição que destaca o papel das Forças Armadas na Amazônia, unindo sustentabilidade, tecnologia e inovação.

Media Hub

Jornalistas e influenciadores digitais do Brasil e do mundo poderão contar com o Media Hub, uma estrutura exclusiva e totalmente equipada, pensada especialmente para que possam produzir e distribuir, em tempo real, conteúdos de temas estratégicos como empreendedorismo sustentável, bioeconomia e o ambiente de negócios amazônico.

Práticas sustentáveis

Para fazer o espaço da En-Zone funcionar, foram adotadas medidas de neutralização de carbono, gestão dos resíduos gerados durante a COP e a promoção da acessibilidade ao local. Isso demonstra o comprometimento do Sebrae/PA em adotar práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança), consolidando o evento como um exemplo de sustentabilidade e inclusivo.

Acessibilidade e inclusão

O espaço também terá atenção especial à acessibilidade, com a presença de intérpretes de Libras e audiodescrição, garantindo que pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades de participação e interação no evento.

Taberna Amazônica 

A Taberna Amazônica dará destaque aos produtos da bioeconomia do Pará na COP 30, funcionando como uma vitrine estratégica para conectar empreendedores locais com o público local, nacional e internacional. A iniciativa ocupará dois espaços-chave: o Solar da Beira, no emblemático Ver-o-Peso, e o Pavilhão Pará, dentro da movimentada Green Zone. Na Green Zone, a loja colaborativa vai reunir 100 marcas de 33 municípios e vai funcionar no período de 5 a 21 de novembro, no horário das 8h às 18h, com entrada aberta a visitantes e moradores de Belém.

Casa Pará 

Pela primeira vez no Estado, o ambiente vai oferecer uma programação intensa de exposições, performances, rodas de conversa e encontros com artistas nortistas, convidando o público a mergulhar nas estéticas, memórias e saberes que nascem do nosso povo. Com 500 m², o espaço vai funcionar no período de 10 a 21 de novembro, na En-Zone, área de empreendedorismo coordenada pelo Sebrae Pará na COP 30. Uma das instalações em destaque é o pavilhão de miriti, idealizado para apresentar essa matéria-prima como tecnologia social. O pavilhão, que já foi exposto na Bienal Internacional de Arquitetura, é um projeto da Guá Arquitetura e do Atelier Miriti Sustentabilidade.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas