ASN PA Atualização
Compartilhe

Empreendedores são capacitados no eixo da hospitalidade na Semana do MEI 2025 em Belém

Até sexta-feira (30), serão ofertados cursos que vão desde hospedagem sustentável até como gerenciar espaço de terceiros.
Por Da redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Durante esta segunda-feira (26), dezenas de empreendedores foram capacitados no espaço Hospitalidade, um dos ambientes de capacitação da Semana do MEI 2025, que ocorre até sexta-feira (30), na sede do Sebrae, em Belém, e em todo o estado. Nesse primeiro dia, os participantes aprenderam sobre pontos importantes para se tornarem anfitriões, entre eles como cadastrar um imóvel na plataforma Airbnb, como produzir fotos atraentes para anunciar o imóvel e como organizar o quarto para receber visitantes.

“Nós trouxemos vários módulos que nós já ofertamos durante o mês, mas concentramos todos nessa semana. Então, vai ter o módulo de preparação inicial, gestão de reservas, excelência no atendimento. Vamos ter um curso de coanfitrião, para pessoas que querem gerenciar espaço de outras pessoas que não têm tempo de gerenciar. Essa é a primeira vez que ofertaremos essa capacitação, na quinta e na sexta-feira”, adiantou a analista técnica do Sebrae no Pará, Anuska Prado.

Uma dessas capacitações, “MEI Anfitrião no Airbnb: transforme seu espaço em renda extra com o Airbnb”, conduzida pela anfitriã e líder da comunidade do Airbnb em Belém, Aline Marion, trouxe à tona detalhes que muitas vezes passam despercebidos por quem deseja colocar um imóvel para locação. “A gente sabe que a nossa tomada é 110 volts, que a nossa água tem que ligar de tal forma, que não pode jogar o papel higiênico dentro do vaso sanitário, mas o turista não conhece, ele está acostumado com os hábitos dele”, alertou, ao destacar a importância de informar bem o hóspede. “Quanto mais informação a gente passar na foto, na descrição do anúncio, ele vai estar mais esclarecido e ele vai se sentir mais seguro em estar na nossa acomodação”, afirmou.

O eixo hospitalidade é um dos quatro eixos estratégicos, trabalhados pelo Sebrae no Pará, para a COP 30.

A estudante de Turismo Débora Silva, que possui um imóvel e deseja anunciá-lo na plataforma, soube da oficina por meio das redes sociais do Sebrae e buscou aprender como operar o aplicativo e conquistar uma renda extra. “Aprendi desde a questão de colocar os anúncios da forma correta e de gerar um atrativo no imóvel. Às vezes, a gente não sabe o que colocar, e aí com a aula dela deu para tirar as dúvidas e ser mais assertivo.”

Já o empresário e corretor de imóveis Barroso Fonseca, que aderiu ao Airbnb junto com a mãe pensando na demanda da COP30, considerou a oficina uma oportunidade importante de esclarecimento. “Achei muito legal a oficina. Passa o básico, mas o básico é importante ter esse conhecimento, porque a plataforma não é muito intuitiva, então é muito importante ter esse ensino.”

  • Airbnb
  • Capacitação
  • COP 30
  • Hospitalidade;