Em uma iniciativa inédita, o Sebrae no Pará participou da 34ª edição da ExpoCachaça 2025, um dos maiores e mais importantes eventos do agronegócio da cachaça no Brasil. A feira, que ocorreu no último fim de semana, foi realizada no Center Minas Expo, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com objetivo de impulsionar pequenos e médios produtores do país, oferecendo uma vitrine de alcance global e oportunidades de negócios.
Para esta edição, o Sebrae realizou uma curadoria voltada aos pequenos negócios em preparação à COP 30, o que possibilitou a participação de quatro empresas do eixo alimentos e bebidas: AMZ Gin, Cachaça Indiazinha, Xinguaça e Amazônia Sour. Durante os três dias de evento, as marcas registraram mais de 200 vendas, com quase 600 produtos comercializados e faturamento de cerca de R$ 20 mil.

“O Sebrae teve a missão de garantir que a experiência dos produtores fosse a mais proveitosa possível. Essa iniciativa não só celebrou a diversidade e a riqueza de produtos da floresta, como também lançou luz sobre o potencial de negócios sustentáveis e de impacto social positivo”, destaca Alexandre Alves, coordenador de negócios da Agência Metropolitana do Sebrae, que acompanhou os empreendedores no evento.
Além de exporem seus produtos, os empreendedores tiveram acesso à vasta programação da ExpoCachaça, que incluiu palestras, workshops e rodadas de negócios, proporcionando capacitação e networking essenciais para o crescimento de suas empresas.
“Nossas marcas mostraram a força da bioeconomia amazônica, levando gins e destilados com ingredientes regionais como jambu, açaí e castanha-do-pará ao conhecimento de um público nacional e internacional. Além de proporcionar uma experiência sensorial no Bar do Festival Amazônia Sour, a região conquistou reconhecimento no concurso New Spirits 2025, com medalha de ouro para o gin de castanha-do-pará. É uma demonstração clara de que a Amazônia pode competir em qualidade com os melhores do mundo”, disse o empreendedor Leandro Daher, CEO da marca AMZ Gin, que esteve presente no evento.
A participação dos empreendedores na feira demonstra o compromisso do Sebrae/PA em fomentar a inovação e a sustentabilidade, abrindo portas para que negócios de base comunitária e regional alcancem novos mercados, especialmente no ano da COP 30, em Belém.