ASN PA Atualização
Compartilhe

Empreendedores paraenses se conectam às oportunidades de negócios em Minas Gerais

Apoiados pelo Sebrae, pequenos negócios estiveram na 34ª edição da ExpoCachaça 2025
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Em uma iniciativa inédita, o Sebrae no Pará participou da 34ª edição da ExpoCachaça 2025, um dos maiores e mais importantes eventos do agronegócio da cachaça no Brasil. A feira, que ocorreu no último fim de semana, foi realizada no Center Minas Expo, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com objetivo de impulsionar pequenos e médios produtores do país, oferecendo uma vitrine de alcance global e oportunidades de negócios.

Para esta edição, o Sebrae realizou uma curadoria voltada aos pequenos negócios em preparação à COP 30, o que possibilitou a participação de quatro empresas do eixo alimentos e bebidas: AMZ Gin, Cachaça Indiazinha, Xinguaça e Amazônia Sour. Durante os três dias de evento, as marcas registraram mais de 200 vendas, com quase 600 produtos comercializados e faturamento de cerca de R$ 20 mil.

Empreendedores paraenses participaram da ExpoCachaça 2025. Foto: Arquivo pessoal.

“O Sebrae teve a missão de garantir que a experiência dos produtores fosse a mais proveitosa possível. Essa iniciativa não só celebrou a diversidade e a riqueza de produtos da floresta, como também lançou luz sobre o potencial de negócios sustentáveis e de impacto social positivo”, destaca Alexandre Alves, coordenador de negócios da Agência Metropolitana do Sebrae, que acompanhou os empreendedores no evento.

Além de exporem seus produtos, os empreendedores tiveram acesso à vasta programação da ExpoCachaça, que incluiu palestras, workshops e rodadas de negócios, proporcionando capacitação e networking essenciais para o crescimento de suas empresas.

“Nossas marcas mostraram a força da bioeconomia amazônica, levando gins e destilados com ingredientes regionais como jambu, açaí e castanha-do-pará ao conhecimento de um público nacional e internacional. Além de proporcionar uma experiência sensorial no Bar do Festival Amazônia Sour, a região conquistou reconhecimento no concurso New Spirits 2025, com medalha de ouro para o gin de castanha-do-pará. É uma demonstração clara de que a Amazônia pode competir em qualidade com os melhores do mundo”, disse o empreendedor Leandro Daher, CEO da marca AMZ Gin, que esteve presente no evento.

A participação dos empreendedores na feira demonstra o compromisso do Sebrae/PA em fomentar a inovação e a sustentabilidade, abrindo portas para que negócios de base comunitária e regional alcancem novos mercados, especialmente no ano da COP 30, em Belém.

  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo
  • ExpoCachaça