ASN PA Atualização
Compartilhe

Empreendedores paraenses atuam no Global Citizen Festival com apoio do Sebrae no Pará

Amazônia produtiva foi celebrada por meio dos sabores locais durante o evento internacional no Estádio do Mangueirão, em Belém
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Como uma das ações na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), o Sebrae no Pará marcou presença no Global Citizen Festival Amazônia, que foi realizado no último sábado (1º), no Estádio do Mangueirão, em Belém. Alinhado às diretrizes de bioeconomia, sustentabilidade e inclusão, a entidade apoiou a atuação de 12 empreendedores paraenses do segmento de alimentos e bebidas, selecionados após uma curadoria, que levaram ao público a diversidade e a potência da culinária amazônica.

O público contou com quatro restaurantes espalhados pelos boxes do estádio e sete food trucks na praça de alimentação, que ofereceram desde comidas típicas, como maniçoba e tacacá, até opções veganas, pizzas e hambúrgueres artesanais, todos preparados com ingredientes locais e sustentáveis.

Praça de alimentação contou com sete food trucks apoiados pelo Sebrae. Foto: Carlos Borges.

O Brasil é composto por 94% de micro e pequenas empresas. Se queremos causar impacto no mercado, precisamos atuar diretamente com essas empresas, e é isso que o Sebrae faz. Temos trabalhado a sustentabilidade há muitos anos, estimulando que cada vez mais empresas adotem práticas conscientes, porque o mercado valoriza negócios sustentáveis. O público do Global Citizen viveu uma experiência autêntica da Amazônia. Cada prato contou uma história da floresta e do trabalho de empreendedores que constroem um modelo de negócio sustentável e inovador,
destacou o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, que participou do evento no Mangueirão, ao lado da diretora técnica, Domingas Ribeiro.

Entre os destaques do evento esteve o Tacacá da Flávia, que levou pratos típicos como tacacá, vatapá e maniçoba, encantando o público do evento e reforçando a força da culinária regional. “Estamos aqui apresentando a gastronomia paraense para o mundo. Graças ao Sebrae/PA, conseguimos este grande feito. É uma honra levar os sabores da nossa terra para tantas pessoas e mostrar a riqueza cultural da Amazônia”, afirmou a empreendedora Daniele Ribeiro, que estava à frente do negócio no food truck.

Público contou com hambúrgueres da marca 72. Foto: Carlos Borges.

Para quem preferiu por opções mais rápidas, as indicações foram os hambúrgueres da marca Espaço 72, que está no mercado há sete anos. “O Sebrae sempre nos capacita e dá esse apoio necessário que precisamos, coisas que todo empresário precisa ter. Estamos muito felizes por estarmos aqui, isso fundamenta mais nossa capacita e habilidade perante as vendas e nossos produtos, fora que proporciona também a geração de empregos”, ressaltou o empreendedor Luiz Cortez.

As marcas Marcelino, Hot Way, Sushi Boulevard e Premium Steaks também estiveram entre os demais empreendimentos que levaram um pouco da gastronomia paraense ao Global Citizen. Além dos empreendedores, o Sebrae/PA também apoiou a presença de 12 catadores de materiais recicláveis da Cooperativa de Trabalhadores de Recicláveis da Coleta Seletiva de Belém (ACSSB). Os materiais recolhidos serão transformados em renda para a associação.

Nos últimos dois anos, o Sebrae/PA já atendeu quase 30 mil empresas e promoveu mais de mil capacitações no eixo de alimentos e bebidas, preparando empreendedores para a nova economia verde e para oportunidades como a COP 30, que começa no dia 10 de novembro, em Belém.

Com apresentações de Anitta, Gaby Amarantos, Gilberto Gil, Seu Jorge, Charlie Puth, e Chris Martin (Coldplay), além de participações de Cacique Raoni, Regina Casé e Rodrigo Santoro, o Global Citizen Festival Amazônia reforçou a importância da região no debate mundial sobre sustentabilidade e justiça climática. O evento conseguiu arrecadar o valor de U$ 1 bilhão como meta, que serão utilizados em ações de proteção à floresta.

  • COP 30
  • Empreendedorismo
  • Global Citizen