Localizada na região insular de Belém, a Ilha do Combu já se transformou em um grande polo de ecoturismo e empreendedorismo. A menos de 15 minutos de barco da capital paraense, Combu é um verdadeiro refúgio para quem busca a vivência amazônica. Como forma de fortalecer ainda mais a vocação da ilha ao turismo, o Sebrae no Pará lançou oficialmente a Rota Combu.
O lançamento do roteiro turístico ocorreu na última terça-feira (23), no restaurante Porto Combu, com a apresentação do roteiro da rota, seu plano de promoção dentro e fora do país e outros detalhes. Além das empreendedoras e empreendedores que fazem parte da rota, também esteve presente à cerimônia o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que foi recebido pelo diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
Mais de 97% das empresas que fazem turismo são pequenos negócios e o papel do Sebrae é ajudar os pequenos negócios. A gente precisa vir onde está o pequeno empreendedor e aqui na área insular de Belém há muitos pequenos negócios, muita potência e muita ancestralidade. Essa rota é mais um grande legado que a COP 30 deixa para o nosso país.
Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará
Essa originalidade, essa sabedoria, esse saber e sabor desse Brasil com ‘s’, é o que nós temos de melhor para oferecer para o mundo, que é uma experiência que só tem aqui. E aí, o Sebrae é o grande responsável por viabilizar que um lugar esplendoroso se transforme em um destino turístico e que a gente quer que seja para o mundo inteiro.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
A iniciativa envolve 14 empreendimentos que atuam no turismo sustentável da ilha. Essa é a primeira rota da ilha que engloba os quatro eixos prioritários da COP 30: Alimentos e Bebidas, Mobilidade, Hospitalidade e Economia Criativa. A primeira rota turística criada para a localidade foi a do Chocolate, bastante conhecida dentro e fora do Pará. O chocolate é uma iguaria com história ancestral na Amazônia.
“Essa rota foi muito desejada por nós, até que veio alguém que nos escutou e fez ela virar uma realidade. Então, eu fico muito feliz de nos ver valorizados, nós que somos a base e os protagonistas de tudo isso. A Rota Combu vai dar visibilidade pra gente”, revelou a guia de turismo Analice Mota, que possui uma agência de turismo, na qual trabalham seu marido e as três filhas.
A construção da nova rota foi um trabalho coletivo que durou cerca de seis meses, incluindo reuniões, consultorias e pesquisas junto aos pequenos negócios locais, que foram os responsáveis por todas as decisões envolvendo o empreendimento. Também são parceiros na iniciativa a Embratur, o Ministério do Turismo, o Governo do Estado do Pará, a Prefeitura de Belém, o Sebrae Nacional e o Sebrae no Pará.
No intuito de ampliar a promoção da rota, empreendedores e representantes do Sebrae/PA farão o lançamento nacional e internacional do roteiro na Feira Internacional dos Agentes de Viagens (Expo Abav), que ocorre de 8 a 10 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro.