Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

ASN Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA
Compartilhe
ASN PA
Compartilhe

Um grupo de 12 empreendedores do município de Teófilo Otoni, localizado no sudeste de Minas Gerais, esteve em Belém para conhecer de perto modelos de negócios gastronômicos e os preparativos para a COP 30, além de compartilhar suas experiências com o Projeto Prepara Gastronomia, implantado no Sebrae Minas em 2020 e que agora, devido ao sucesso, será expandido para todo o país.

A visita ocorreu no período de 24 a 27 de novembro e faz parte da programação destinada aos finalistas da 1ª edição do Festival Gastronomia e Cultura de Teófilo Otoni, realizado de agosto a setembro deste ano e faz parte do Prepara. Os empreendedores mineiros passaram por pontos turísticos icônicos da cidade, como Estação das Docas, Ilha do Combu e Ver-o-Peso, e também fizeram visita técnica em estabelecimentos comerciais da área de gastronomia.

A chef de cozinha Sara Jemima, do Matuta Cozinha, destacou a relação do povo paraense com a sua cultura. “Vimos a riqueza e o orgulho que os paraenses têm da própria cultura, da sua gastronomia. Eu acho que isso vai mundo ao encontro da proposta do Prepara, que é justamente resgatar essa cultura, esse amor, essas técnicas, os ingredientes que são nossos”.

Pará e Minas têm duas das culinárias mais icônicas do país

Voltado ao segmento alimentação fora do lar, o Prepara Gastronomia oferece consultorias, oficinas, cursos, workshops e conteúdos voltados para a melhoria da gestão, processos, redução de custos e inovação. Participam do projeto, Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas (MPE), formalizados (com CNPJ) no segmento da alimentação.

A chef de cozinha Mariana Machado compartilha a sua experiência com o projeto. “O Prepara foi muito importante pra gente porque trouxe uma oportunidade única de aproximar os empreendimentos gastronômicos da cidade e fazer com que a gente se fortalecesse enquanto grupo para colocar Teófilo Otoni no cenário gastronômico”.

O projeto-piloto do Prepara Gastronomia será implantado no Pará, que se tornará o primeiro estado, depois de Minas Gerais, a receber o programa. “Nós tivemos a terceira fase de capacitação de nossos consultores, e vimos que temos consultores muito bem preparados, além de clientes super ansiosos para participar. A nossa expectativa é a melhor possível porque nós teremos a COP 30, teremos vários turistas na cidade e estamos preparados para atendê-los da melhor forma possível”, revela Nayany Costa, analista técnica do Sebrae no Pará.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas