Um grupo de 12 empreendedores do município de Teófilo Otoni, localizado no sudeste de Minas Gerais, esteve em Belém para conhecer de perto modelos de negócios gastronômicos e os preparativos para a COP 30, além de compartilhar suas experiências com o Projeto Prepara Gastronomia, implantado no Sebrae Minas em 2020 e que agora, devido ao sucesso, será expandido para todo o país.
A visita ocorreu no período de 24 a 27 de novembro e faz parte da programação destinada aos finalistas da 1ª edição do Festival Gastronomia e Cultura de Teófilo Otoni, realizado de agosto a setembro deste ano e faz parte do Prepara. Os empreendedores mineiros passaram por pontos turísticos icônicos da cidade, como Estação das Docas, Ilha do Combu e Ver-o-Peso, e também fizeram visita técnica em estabelecimentos comerciais da área de gastronomia.
A chef de cozinha Sara Jemima, do Matuta Cozinha, destacou a relação do povo paraense com a sua cultura. “Vimos a riqueza e o orgulho que os paraenses têm da própria cultura, da sua gastronomia. Eu acho que isso vai mundo ao encontro da proposta do Prepara, que é justamente resgatar essa cultura, esse amor, essas técnicas, os ingredientes que são nossos”.
Voltado ao segmento alimentação fora do lar, o Prepara Gastronomia oferece consultorias, oficinas, cursos, workshops e conteúdos voltados para a melhoria da gestão, processos, redução de custos e inovação. Participam do projeto, Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas (MPE), formalizados (com CNPJ) no segmento da alimentação.
A chef de cozinha Mariana Machado compartilha a sua experiência com o projeto. “O Prepara foi muito importante pra gente porque trouxe uma oportunidade única de aproximar os empreendimentos gastronômicos da cidade e fazer com que a gente se fortalecesse enquanto grupo para colocar Teófilo Otoni no cenário gastronômico”.
O projeto-piloto do Prepara Gastronomia será implantado no Pará, que se tornará o primeiro estado, depois de Minas Gerais, a receber o programa. “Nós tivemos a terceira fase de capacitação de nossos consultores, e vimos que temos consultores muito bem preparados, além de clientes super ansiosos para participar. A nossa expectativa é a melhor possível porque nós teremos a COP 30, teremos vários turistas na cidade e estamos preparados para atendê-los da melhor forma possível”, revela Nayany Costa, analista técnica do Sebrae no Pará.