Mulheres empreendedoras da moda circular paraense, que participaram das ações do projeto “Bora Garimpar Belém”, foram capacitadas em um workshop sobre vendas e precificação, oferecido pelo Sebrae no Pará, na manhã deste sábado (14), no Shopping Grão Pará, em Belém. O evento, que vai até domingo (15), reúne mais de 30 brechós, além ciclo de palestras, oficinas e rodas de conversas no primeiro piso do shopping.
“Já participei de alguns cursos do Sebrae, aqui pelo Bora Garimpar, e isso me abriu novos horizontes para coisas que não sabia, e foi e excelente pra mim. Só agregou no meu negócio e recomendo para todas as empreendedoras”, disse a empresária Bruna Portal, que participou do curso.
“O Bora Garimpar é muito mais do que um simples acontecimento ou um evento. Ele tem uma profundidade muito maior porque possui um poder não só de mexer com a cultura, com a questão da sustentabilidade, da consciência que todo brechó por si só já traz. Mas de uma mulher que está por trás, que levanta uma bandeira de várias outras mulheres que vivem disso, que precisam disso, que agarraram isso como um sonho”, completou Gilana Falcão Ferreira, uma das idealizadoras do Floridas Brechó.
Na manhã deste sábado, o consultor do Sebrae/PA Alceu Kozlowski capacitou as empreendedoras na temática sobre venda e precificação. Ele ressaltou que a noção de uma boa precificação garante a sobrevivência de um negócio, a maximização de lucros e faturamento. Além disso, aumenta as vendas e ajuda no posicionamento de liderança da marca.
“Neste sentido, importante que vocês entendam o que é necessário para alavancar as vendas: venda pessoal, propaganda, publicidade, promoção de vendas e relações públicas” , disse o consultor.
COP 30
Na última quinta-feira (12), o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, participou de uma roda de conversa com a temática “Economia circular e COP 30”, ao lado dos jornalistas Daniel Nardin e Mari Tupiassu, com mediação do jornalista Alexandre Gibson. O debate abordou como a sustentabilidade e a moda circular podem impactar o futuro da nossa economia e do planeta.
“Nós trouxemos esse movimento para dentro do Sebrae/PA, assim como, impactamos todo o Brasil. O mais importante foi fazer com que os nossos clientes, que também são consumidores, possam entender a importância do tema e, acima de tudo, que procurassem entender o que é a COP 30”, ressaltou Rubens Magno, destacando que a indústria da moda é a segunda maior poluente do planeta e que debates com esse ajudam a repensar a destinação de peças.
O encontro de brechós foi criado com objetivo de proporcionar oportunidades para as empreendedoras do ramo da moda circular e sustentável, além de promover e estimular o debate sobre o consumo consciente. Durante o evento, houve ainda a arrecadação de resíduos têxteis que serão transformados em uniformes para o shopping, uma ação criativa alinhada aos 3R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
“O Sebrae vem acompanhando o crescimento do Bora Garimpar há um ano, e sempre fomos acolhidas de uma forma incrível, com uma escuta sempre ativa para o empreendedorismo que é o futuro da moda, os brechós. Hoje contamos com mais de 50 empreendedoras do ramo da moda circular e sem sombra de dúvida, o Sebrae escreve essa história de sustentabilidade junto com a gente. Isso, de uma forma extraordinária, viabilizando ferramentas para que a gente possa crescer e empreender de uma forma criativa e profissional”, disse Ana Gibson, idealizadora do projeto.
O projeto é apoiado pelo Sebrae/PA, visando o desenvolvimento do mercado criativo para as oportunidades geradas a partir da realização da COP 30, em Belém, no eixo economia criativa. Até agosto, o Sebrae/PA já havia realizado mais de 7 mil atendimentos aos pequenos negócios neste segmento.
“A economia criativa está entre os eixos de capacitação que o Sebrae no Pará está trabalhando para capacitar os pequenos empreendedores paraenses em relação a COP 30, então o mercado de brechós está dentro dessa proposta, pois gera renda e oportunidades para essas mulheres empreendedoras”, finaliza Igo Silva, gerente da Agência Regional Metropolitana do Sebrae no Pará.