ASN PA
Compartilhe

Empreendedora expõe produtos da etnia Kayapó

Produtos artesanais foram feitos por mais de 100 mulheres indígenas da Região do Araguaia
Por Da redação
ASN PA
Compartilhe

Pela segunda vez consecutiva, mulheres indígenas da etnia Kayapó, do município de São Félix do Xingu, na Região do Araguaia, têm o seu trabalho exposto na Feira de Artesanato do Círio, que ocorre em Belém, no período de 9 a 15 de outubro. São pulseiras, brincos, colares e peças em miçanga. Todo o trabalho é produzido por mais de 100 mulheres de comunidades indígenas.

A indígena Magna Silva Peterle, da etnia Juruna, é quem trouxe os artigos artesanais. Ela é empreendedora há mais de dois anos e possui uma loja física chamada Xinguense Artesanato Indígena, na praça central de São Félix. “Sempre amei os trabalhos artesanais. Eu sei também fazer artesanato. Então, eu decidi ir comprando a mercadoria aos poucos. Eu levei dois anos para poder fazer um estoque, para ter uma ideia, devagarzinho, até eu conseguir abrir a loja”, lembra Magna.

Artesanato feito em miçanga. Foto: Relry Aviz.

As peças têm feito sucesso na FAC. “O ano passado foi é excelente. Foi muito bom ano passado mesmo. Esse ano, está bom também”, revela. A beleza e autenticidade das peças também chamaram a atenção de turistas estrangeiros e já foram levadas para fora do Brasil, chegando a países como Itália, Portugal e França.

O trabalho das indígenas Kayapó pode ser conferido no espaço Mundo Amazônia, até o dia 16 de outubro dentro da FAC, das 10h às 22h, no estacionamento do Parque Urbano Porto Futuro.

  • Arte indígena
  • Artesanato
  • FAC 2025
  • Indígenas da Amazônia
  • Kayapó