ASN PA Atualização
Compartilhe

Empreendedor aposta no sabor regional para potencializar startup

Conheça a história de Maurício Pantoja, que está à frente da marca Tribo Superfoods, em Igarapé-Miri
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Polpas de açaí, cupuaçu e cacau são as especialidades da startup paraense Tribo Superfoods, que fica no município de Igarapé-Miri, nordeste paraense. De forma prática, a empresa produz e comercializa purês de frutas amazônicas congeladas que fazem sucesso dentro e fora do Estado. A startup, gerida pelo empreendedor Maurício Pantoja, foi a grande vencedora da 11ª edição do Startup Day Belém, categoria Bioeconomia, ao apresentar uma solução sustentável, alinhada com a proposta da Conferência do Clima da ONU (COP 30).

Entusiasmado, Maurício conta que a startup tem gerado um impacto positivo no município, já que o pequeno negócio beneficia duas comunidades locais, com mais de 350 famílias. Elas trabalham no fornecimento dos produtos, além de receberam capacitação e orientação. A ideia é movimentar a economia local aliada à sustentabilidade, valorizando a floresta em pé. Ele ressalta que as polpas são superconcentradas e que a diversidade de produtos é uma estratégia inteligente para garantir que os produtores tenham renda durante todo o ano. “Isso não só ajuda a aumentar a resiliência econômica dessas comunidades, mas também promove práticas agrícolas mais sustentáveis”, explica Maurício.

O sucesso do negócio é atribuído à transparência com que o empreendimento se comunica com seus clientes — desde a rastreabilidade dos produtos e dos produtores da matéria-prima até a preservação das áreas de onde as frutas são extraídas, a região de origem e a qualidade final dos alimentos.

“Eu acho que essa segurança que nós passamos é uma das coisas que mais se destaca. E o valor agregado desse produto se reflete em toda a cadeia, desde a nossa startup conseguindo faturar, até chegar nas comunidades onde temos nossos fornecedores”, explica Maurício.

História

Maurício Pantoja iniciou sua trajetória empreendedora ainda no ensino médio. Durante esse período, foi incentivado a participar de projetos de iniciação científica, o que resultou em um trabalho que aproveitava resíduos de miriti para a produção de ração animal e carvão ativado. Com isso, uniu conhecimento acadêmico ao empreendedorismo sustentável.

Sua caminhada sempre se deu construindo elos entre tecnologia e produtores rurais locais, movimentando a economia da região. “Eu sempre acreditei que os negócios precisam conversar com a sociedade e não só gerar lucro, mas também gerar impacto social e ambiental positivo”, observa Maurício. O empreendedor revela que o maior ativo do negócio é a conexão com os produtores locais, o que serviu de “insumo” para a criação da Tribo Superfoods.

Startup aposta em frutas amazônicas para ganhar o Brasil e o mundo.

Mirando no futuro, ele adianta que as vendas dos produtos devem ser ampliadas com a entrada da startup no e-commerce. “A partir de junho, teremos esses produtos disponíveis para venda no nosso e-commerce. Temos muito foco em vender para outras empresas. Então, abraçamos muito o mercado B2B”, conta.

Startup Day

Uma das grandes conquistas em sua trajetória como empreendedor, segundo Maurício, foi a vitória no Startup Day Belém 2025, realizado em março deste ano. “Vencemos o Startup Day Belém e isso foi uma grande surpresa, porque não estávamos esperando. Viemos com o intuito de conhecer um pouco mais do cenário de startups em Belém e fomos apresentar a nossa startup para que as pessoas pudessem conhecer um pouco do trabalho, que realizamos no interior. Então, foi muito satisfatório todo esse reconhecimento”, relembra Maurício.

Como premiação, Maurício garantiu uma viagem imersiva ao Startup Summit, que será realizado em Santa Catarina em julho deste ano, além de conquistar novos clientes a partir da visibilidade do prêmio. Para ele, o Sebrae é fundamental na orientação e preparação dos pequenos negócios. “O Sebrae tem essa capacidade de nos unir. Nesse ecossistema de negócios de impacto e bioeconomia, é primordial que a gente aprenda com os outros, então esse movimento que o Sebrae vem fazendo, principalmente em relação a COP 30 é importante para todos nós. Queremos continuar agregando mais valor ao nosso negócio, a partir das formações, capacitações e conexões que o Sebrae vem promovendo com a gente”, completa ele.

Para quem já empreende ou ainda deseja empreender, Maurício deixa um recado. “Se conectar é a chave do negócio. Acredito que, nos moldes de hoje, é o principal ponto para você crescer, aprender rápido, aprender com os erros dos outros. Acho que essa comunidade que o Sebrae vem construindo aqui no Pará, para nós é muito segura para que a gente possa aprender”, ressalta ele, destacando que outro grande ponto de atenção para o sucesso de um negócio é atender bem o cliente.

  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo
  • Sustentabilidade