Os veranistas de Salinópolis, nordeste paraense, já podem visitar a loja colaborativa do projeto Sebrae na Sua Praia, que chega à sua quinta edição na Orla da Praia do Maçarico, com objetivo de promover a abertura de mercado para 110 empreendedores de sete regiões do estado. A abertura oficial do projeto foi realizada nesta quinta-feira (03), com a presença do público, empreendedores participantes e a equipe técnica do Sebrae/PA. Cerca de 21 mil visitantes são esperados nos 10 dias de evento, que será realizado em pleno verão paraense.
A iniciativa do Sebrae/PA está instalada em um espaço de mais de 300m², cedido pela Prefeitura de Salinópolis, que abriga os pequenos negócios paraenses. A área de comercialização vai funcionar das 17h às 22h30, com entrada gratuita ao público.
“Em sua quinta edição, o Sebrae na Sua Praia traz mais de 100 empreendedores de várias regiões do estado que estarão até o dia 13 de julho trazendo produtos dos setores de economia criativa e alimentos e bebidas, que tiveram a curadoria das equipes técnicas do Sebrae. É um projeto que movimenta a economia no verão de Salinópolis, que tem um grande potencial turístico”, destaca a diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro, que participou da abertura dos trabalhos em Salinópolis, e esteve acompanhada pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual, José Conrado Santos.
No espaço, os visitantes podem encontrar produtos como itens artesanais, beiju, arroz vermelho, queijos, chocolates artesanais, compotas, geleias, licores, biojóias, cosméticos, roupas, acessórios pessoais, itens para animais domésticos, farinhas, além de serviços de agências de turismo, entre outros.
A dona de casa Silvia Castro estava de passagem por Salinópolis nesta quinta-feira e aproveitou para visitar a loja colaborativa. “Achei tudo lindo e fiquei impressionada com a qualidade das coisas. É muito bom ver que o nosso estado tem muitas coisas bonitas e de qualidade para serem mostradas. Espero que venham bastante turistas aqui”, disse ela.

Os produtos expostos são resultado do trabalho do Sebrae/PA com os empreendedores de sete regiões do estado, que terão a chance de comercializar os seus produtos e fechar possíveis negócios no local. Este ano, participam empreendedores de Salinópolis, Augusto Corrêa, Abaetetuba, Santa Maria do Pará, Soure, Salvaterra, Capanema, Bragança, Barcarena, Primavera, São João de Pirabas, Castanhal, Ananindeua, Paragominas, Dom Eliseu, Marabá, São Domingos do Capim, Maracanã, Ipixuna do Pará, Belém, Canaã dos Carajás e Santa Luzia do Pará.
“A expectativa para a feira deste ano é muito positiva. No ano passado, tivemos bons resultados e esperamos repetir o desempenho. Trouxemos novidades como o hidromel e doces feitos com base no mel. Este ano completamos quatro anos de fundação, no dia 1º de outubro. Apesar de jovens, seguimos com foco no crescimento, e o apoio do Sebrae tem sido essencial nesse processo”, destacou Osvaldo Rabelo. Ele é presidente da Agromel, uma cooperativa de agricultores de São João de Pirabas, que trouxe produtos como cachaça e licores para comercializar na loja colaborativa.
Negócios
Em cinco anos, o Sebrae na Sua Praia se firma como uma verdadeira vitrine para microempreendedores individuais (MEI), e micro e pequenas empresas de várias regiões paraenses. No ano passado, o espaço recebeu mais de 31 mil visitantes nos 19 dias de evento. Foram 112 empreendedores de pequenos negócios participantes e o faturamento chegou a mais de R$ 180 mil, com mais de sete mil produtos comercializados.
“São micro e pequenos empreendimentos reunidos em um espaço colaborativo, com produtos que vão da reciclagem criativa ao mel da agricultura familiar. Na edição anterior, tivemos negócios fechados até com compradores internacionais. Isso mostra que os resultados são reais e nos impulsiona a continuar criando soluções para dar visibilidade e valor a quem empreende. Temos artesãos, produtores de alimentos, acessórios, biojoias, licores, geleias e muito mais, tudo saindo direto da origem para o consumidor”, ressaltou Denize Carneiro”, gerente do Sebrae/PA na região.
A vice-prefeita de Salinópolis, Fernanda Lemos, destacou a importância da parceria entre o município e o Sebrae/PA. “Este evento vai além de uma loja física: é uma vitrine de talentos e criatividade. A parceria com o Sebrae fortalece a economia local, incentiva o turismo e apoia os pequenos negócios do município. Essa loja colaborativa valoriza o empreendedor local e mostra o potencial que temos. A prefeitura é grata por essa iniciativa, que contribui diretamente com o desenvolvimento sustentável da região”, disse.