Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Fotos: Carlos Borges

Professores da rede pública municipal de Santa Izabel do Pará, no nordeste paraense, participaram da palestra ‘O Empreendedorismo Social na Educação e os Novos Percursos da Aprendizagem’, evento realizado pelo Sebrae no Pará e Prefeitura Municipal, na última sexta-feira (24), como atividade do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). A ação foi pensada para sensibilizar sobre a importância da educação empreendedora nas escolas, e integrou a programação da segunda edição da Jornada Pedagógica do município, com o tema ‘Educação em Rede – Os novos percursos da aprendizagem’, que encerra nesta terça-feira, 28.

Ruído de comunicação entre as gerações, novas perspectivas da educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), leitura, cultura midiática, analfabetismo funcional e como o empreendedorismo social é importante para resolver problemáticas educacionais, foram alguns dos assuntos abordados pelo professor e filósofo Gabriel Perissé, que conduziu a palestra para mais de 500 educadores do município.

O prefeito de Santa Izabel, Evandro Watanabe, falou da importância da educação em rede e do empreendedorismo. “Nós trabalhamos todos em sintonia, e precisamos compreender que para nossa educação ser mais eficiente tem que seguir em rede”, frisou.

“Educar é fazer uma sociedade crescer. Educar é fazer com que as nossas gerações futuras e presentes possam gerar a riqueza do nosso município, que não é só uma riqueza financeira, mas, sobretudo, uma riqueza pessoal, uma riqueza compartilhada. E uma educação compartilhada faz um município diferente”, pontuou Evandro.

O diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, falou sobre educação empreendedora e apresentou o Prêmio Educador Transformador. “No estado do Pará, nós levamos três pessoas para a Bett Brasil ano passado, o maior evento de educação empreendedora da América Latina. Este ano nós queremos levar você que é professor. Nós já tivemos um professor do estado do Pará no ano passado que foi premiado nacionalmente. Então, os ganhadores da etapa estadual serão levados em maio para a Bett Brasil”.

O evento também contou com a presença da diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro; da secretária de Educação do Município de Castanhal, Cláudia Seabra; do vereador, Edimilson Galeno; além de membros do Conselho Deliberativo do Sebrae/PA, funcionários da instituição e representantes de outras instituições.

-

Exemplo de sucesso

O professor Ricardo Queiroz, começou a trabalhar com o tema empreendedorismo em 2021, quando iniciou um projeto com ervas desidratadas com seus alunos da Escola Municipal Francisca Félix. A escolha pelo produto foi feita pela praticidade e existência de orégano, salsa e alecrim nas escolas e quintais dos alunos. Atualmente, são seis projetos em prática e mais seis prestes a serem implementados.

Uma das iniciativas coordenadas pelo professor está inscrita no Prêmio Educador Transformador. Trata-se de um trabalho com pimentas, iniciado no primeiro semestre do ano passado.

Outras iniciativas que estão em prática usam matérias-primas, como cheiro-verde, amendoim, coco e geleia.

“Os alunos têm mais interesse pela escola, eles despertam mais vontade de aprender e passam a conhecer a importância de ser empreendedor. Com o tempo, conforme eles vão se desenvolvendo, vão tomando posse do trabalho criando propostas e crescendo o projeto inicial”, destacou o educador.

Ricardo nasceu em Pernambuco e mora há 11 anos no Pará. É zootecnista, pedagogo, geografo, biólogo e autor do currículo do campo do município de Santa Izabel. A sua área inicial de trabalho é a agricultura e zootecnia, mas conforme os projetos foram se desenvolvendo, houve a necessidade de expandir o campo, como por exemplo, criar projetos de produtos higiênicos e cosméticos.

-

Prêmio Educador Transformador

Iniciativas como a do professor Ricardo podem ser inscritas no Prêmio Educador Transformador, realizado pelo Sebrae, Bett Brasil e o Instituto Significare, que está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro, gratuitamente, pelo portal pa.sebrae.com.br.

A premiação visa reconhecer e valorizar a atuação de professores brasileiros que utilizam o empreendedorismo em práticas educacionais.

Podem se inscrever professores brasileiros, de escolas das redes pública e privada, vinculados a instituições educacionais reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e que implementaram projetos educacionais voltados ao empreendedorismo nos anos de 2021, 2022 e/ou 2023. As iniciativas podem ter sido utilizadas tanto em uma aula específica, quanto de forma interdisciplinar, sem uma duração específica, o que abrange cursos, competições, ações na comunidade nos arredores da instituição, entre outros formatos.

O Prêmio é organizado nas categorias Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação Profissional (atividades realizadas em cursos de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio, Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio e Especialização Técnica de Nível Médio); Educação Superior e Educação. Cada participante pode concorrer com um ou mais projetos em uma mesma categoria ou em diferentes.

Ao todo, serão selecionados 70 educadores finalistas, que terão a oportunidade de participar do evento Bett Brasil 2023, com ingresso, passagem área, hospedagem, voucher alimentação e translado custeados pelo Sebrae, além de receberem certificados. Os sete vencedores, um em cada categoria, receberão troféu, certificado, Missão Técnica Nacional e uma bolsa integral no curso MBA online em Educação Empreendedora (360 horas). Também serão disponibilizadas cinco bolsas integrais para as instituições de ensino onde os vencedores atuam.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas