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Desfile mostra a potência da moda marajoara

Empreendedoras recebem apoio do Sebrae/PA para aumentar alcance de marcas locais
Por Da Redação
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Na noite desta sexta-feira (21), quatro marcas expuseram a qualidade e a ancestralidade presentes na moda feita no Marajó. O desfile “En-Zone COP 30 – Biomas em Movimento”, que contou com marcas de outros estados, ocorreu na En-Zone, Zona do Empreendedorismo do Sebrae no Pará. Entre os espectadores estavam o governador do Estado, Helder Barbalho, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, e o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno

“Hoje nós temos 70 pessoas treinadas que estão trabalhando nessa moda marajoara. Nós tínhamos quatro mestras apenas, que se fossem embora logo, sem a nossa intervenção nós corríamos um sério risco de perder essa ancestralidade, como várias coisas já foram perdidas, lamentavelmente. Hoje nós temos uma moda enriquecida. Este é um dia que mostra para o mundo que nós somos muito fortes também na moda”, disse o diretor Rubens Magno.

A criadora da marca Cañybó, Rosilda Angelim, destacou a importância do Sebrae/PA na trajetória do pequeno negócio. “O Sebrae/PA foi o divisor de águas, ele olha com muito carinho para o empreendedor. Foram dois anos de capacitação”, lembrou. No desfile ela mostrou camisa marajoara, kimono e vestidos. “As nossas peças estão lindas. Eu não estou falando porque eu sou do Marajó, estou falando porque a gente tem potência, responsabilidade e poder de colocar as peças dentro do desfile, e dentro de um evento tão grandioso como a COP 30”, acrescentou.

Questionada sobre as expectativas para o momento pós-Conferência das Partes, Rosilda Angelim disse que deseja voos ainda mais altos. “A gente almeja que o Marajó seja conhecido no mundo todo. O Marajó tem resistência, tem ancestralidade, tem muita coisa pra mostrar. Ele é cheio de encantaria, cheio de carimbó e o mundo ainda não conhece isso”, disse.

Foto: Jader Paes.

Brasil BioMarket

Na plateia do desfile também estiveram empreendedoras que expuseram produtos na Loja Brasil Biomarket. Cleide Ornela é CEO da Combinô, uma plataforma de moda circular, e da TexBi, uma biomassa têxtil, e aumentou o alcance do próprio trabalho graças à En-Zone. “Na TexBi a gente faz o reaproveitamento do resíduo têxtil e transforma num novo produto, um design diferenciado pro mercado”, explicou. “Estar na En-Zone foi uma grande satisfação pra gente, nossos produtos tiveram aceitação incrível e visibilidade, aumentando nosso número de seguidores. Fizemos conexões incríveis”, disse.

Syane Melo e Silvio Calsolari, sócios na marca de cosméticos Pink Limão, afirmam que estar na En-Zone foi uma experiência maravilhosa. “É uma coisa muito impactante. O resultado que nós estamos colhendo é visibilidade. Nosso produto foi mais visto pelo público paraense, o público do Brasil em geral, e principalmente o público internacional. Já recebemos algumas propostas para fechar negócio”, comentou Silvio Calsolari.

“Graças a essa oportunidade que o Sebrae/PA deu pra gente, nós conhecemos uma pessoa da Bélgica, trocamos contato, então a gente já está sonhando com a exportação, mas com orientação do Sebrae/PA”, acrescentou a empreendedora Syane Melo.

A En-Zone foi uma realização do Sebrae/PA que teve a Claro Empresas como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e do Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal.

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