O que começou como uma busca por conexão em tempos de isolamento se transformou em um negócio que leva a identidade amazônica para o mundo. Foi no período da pós-pandemia que a empreendedora paraense Victória Machado criou a marca Luna, inicialmente chamada Cristais de Luna, inspirada na energia das pedras e na necessidade de equilíbrio interior.
“Naquele momento, todos estávamos voltados para dentro. Eu me aprofundei no estudo de cristal por cristal, pedra por pedra, energia por energia. Acredito que todas as pessoas estão conectadas, de uma certa forma, com algo superior, e observei com toda minha sensibilidade que isso também poderia ser transformado em um negócio”, relembra ela.
O nascimento da marca foi lá em Minas Gerais, período em que a empreendedora ficou reclusa e começou a ter insights sobre abrir um negócio na área dos cristais energéticos. Com o retorno à Belém, em 2021, Victória percebeu que sua terra natal oferecia muito mais do que imaginava. “Se eu moro aqui, tenho que falar daqui. A Amazônia é um lugar mágico, energético, e também tem elementos que conectam e inspiram”, relembra a empreendedora, que é advogada de formação.
Foi assim que ela passou a integrar ervas, óleos e simbolismos regionais em peças e produtos autorais, sempre em colaboração com artesãos e comunidades locais. “Faço parcerias e tento criar produtos junto com eles, tento iniciar processos criativos com outros artesãos também, para criar produtos que sejam bonitos, sensíveis, inspiradores de alguma forma”, completa ela.
Atualmente, a empreendedora comercializa produtos como velas aromáticas, difusores, joias e home sprays, sob encomenda, pelas redes sociais. Ela conta que a virada de chave do pequeno negócio veio, depois do apoio do Sebrae/PA, que a ajudou na estruturação da marca Luna.

“Quando o negócio cresceu, deixei de ser Microempreendedor Individual (MEI) e passei a ser Microempresa (ME). Foi então que percebi que precisava de ajuda para não sair dos trilhos, e o Sebrae/PA me deu muitas orientações, consultorias e me fez criar uma direção correta de negócio. Então, acredito que todo pequeno negócio precisa dessa orientação do Sebrae”, explica ela, que hoje também participa de feiras, rodadas de negócios e desenvolve kits corporativos personalizados.
A trajetória da empreendedora paraense ganhou projeção internacional por meio do programa Elas Exportam, da ApexBrasil, com mentorias e capacitação para empreender no exterior. Victória foi selecionada para expor no pavilhão brasileiro da feira NY Now 2025, em Nova Iorque, considerada a maior dos Estados Unidos nos segmentos de design e decoração, ocorrida em agosto deste ano. Além disso, recebeu incentivo para realizar sua primeira exportação para o mercado norte-americano.
Mais do que um negócio, Victória vê a marca Luna como um propósito de vida. “Acredito que a matéria-prima da Amazônia, a nossa energia da floresta, é especial. Temos que nos orgulhar das nossas raízes, então acredito que tenham muito empreendedores por ai, com muito potencial também, mas que faltam acreditar em seus negócios e correr atrás dos seus sonhos. Eu quero mostrar que a Amazônia pode ocupar espaço de destaque no mundo, com produtos sustentáveis e de ótima qualidade”, finaliza ela, destacando que, em breve, a marca ganhará um novo espaço dedicado à produção das peças.