Nesta quarta-feira (28), a Semana do MEI em Belém promoveu um bate-papo inspirador com influenciadores digitais paraenses “bombados” nas redes sociais: Isis Vieira, Patrick Peixoto e Rômulo Dias, além da especialista em marketing de influência, Gizelle Rosa. Na Arena Digital do Sebrae/PA, o encontro reuniu microempreendedores individuais e aspirantes a criadores de conteúdo para discutir os desafios e oportunidades do empreendedorismo digital no ano da Conferência Climática da ONU (COP 30), em Belém.
Durante o evento, os creators compartilharam suas trajetórias, destacando como transformaram suas paixões em negócios rentáveis por meio das redes sociais, com conteúdos totalmente regionais. Eles abordaram temas como construção de audiência, engajamento, monetização de conteúdo e a importância de manter a autenticidade para se destacar no mercado digital, principalmente no ano da COP 30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém.
“Estou estudando bastante sobre a COP 30, porque você tem que entender do que está falando para o seu público, entender todo o contexto. Então, tento mostrar nosso Estado, nossa cultura, de uma forma bem humorada, leve, porque sei que esse conteúdo está chegando longe. É nossa oportunidade de mostrar o Estado para o mundo, principalmente no ano da COP 30”, disse Patrick Peixoto, que faz conteúdos divertidos e tem mais de 200 mil seguidores no Instagram.

Com mais de 160 mil seguidores, a influenciadora Isis Vieira também participou do bate-papo com os empreendedores de pequenos negócios que trabalham no meio digital. “Para nós, que produzimos conteúdos para internet, a COP 30 já começou há algum tempo. Já fiz muitos conteúdos falando da importância de recebermos a Conferência do Clima e também desse legado que as obras e as discussões deixarão para Belém. Então, para quem trabalha com a internet e tem um negócio, a dica que eu dou é ser autêntico, inovar e conhecer o seu público”, disse ela.
”Trabalhar com o nicho do turismo é muito gratificante, já conheci os 144 municípios paraenses e fechei parcerias muito boas, por exemplo, com a plataforma de hospedagens Airbnb. Então, acredito que nosso papel enquanto influenciadores paraenses é fortalecer nossa identidade por meio dos nossos conteúdos divertidos e informativos”, completou o creator Rômulo Dias, que está à frente do perfil Visite o Pará no Instagram, que hoje já contabiliza 515 mil seguidores no Instagram.
A iniciativa, mediada pela analista técnica do Sebrae/PA, Julianna Rose, fez parte da programação da Semana do MEI, promovida pelo Sebrae/PA, que visa capacitar e inspirar microempreendedores individuais em diversas áreas de atuação. O evento reforçou o compromisso do Sebrae em apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo local, especialmente em setores emergentes como o marketing de influência e a criação de conteúdo digital.
“Creators com perfis com 30 mil ou 50 mil seguidores precisam se preparar para atender as grandes marcas, mas precisam entender o seu nicho, com quem se está falando. Outra dica é buscar sempre autonomia e autenticidade em seus conteúdos”, destacou a especialista em marketing de influência, Gizelle Rosa, que agencia vários creators pelo país.
A Semana do MEI continua com uma série de atividades presenciais e online, oferecendo palestras, oficinas e atendimentos personalizados para empreendedores de todo o Estado.