Quarenta e dois restaurantes de Salinas e Paragominas participam do do Concurso Gastronômico Sabores do Sertões, que iniciou no último dia 29 e segue até o próximo dia 21 de agosto. No Pará, a iniciativa ocorre nos municípios de Paragominas e Salinópolis, rotas do Rally. O concurso é realizado pelo Sebrae, em parceria com as prefeituras municipais e a Em parceria com a coordenação do Rally dos Sertões.
O concurso ocorre nos 14 municípios que estão na rota da edição 2022 do Rally no Brasil, sendo 168 empreendimentos participantes em nível nacional. No Pará, são 26 estabelecimentos de Salinas e 16 em Paragominas. Os vencedores do concurso, serão escolhidos pelo público em votação popular, disponível por meio de QR Code e que pode ser realizada nos próprios estabelecimentos.
“O evento é muito importante, pois divulga e impulsiona as vendas nos pequenos negócios locais, contribuindo para a elevação do faturamento das empresas”, destaca a analista do Sebrae no Pará na região Capim, Silvana Silva. Segundo a analista, a instituição está prestando consultorias para os empreendimentos participantes do concurso.
O prefeito de Paragominas, Lucidio Paes, reforça a importância e o pioneirismo da ação. “Estamos em parceria com o Sebrae para receber esse grande evento. O que vem por aí vai ser muito grande, foi uma honra saber que Paragominas será o primeiro município do Pará a receber o Rally dos Sertões”, pontua.
“O Rally dos Sertões movimenta pequenas cidades em vários estados brasileiros, movimentando o comércio, gerando mais renda e empregos, sem falar do papel social. Nossa intenção é despertar o empreendedorismo e mostrar as oportunidades que podem ser geradas”, comenta Olavo Ramos, gerente do Sebrae na região Caeté.
Essa é a primeira vez que o Pará integra a rota do Rally, passando por Paragominas no próximo dia 9 de setembro e em Salinas, no dia seguinte (10). O resultado do concurso gastronômico será divulgado no dia da chegada do Rally nos municípios.
“É uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho que, de alguma forma, estará em outras localidades, devido à visibilidade do evento”, afirma o empreendedor Rafael Barcellos, de Paragominas, do restaurante Vitrine Bull, que está na disputa com o prato Bull Fraldinha, que, entre outras delícias, leva um mix de queijos regionais na composição.
José Carlos Barros, proprietário do Casemirão, em Salinas, afirma que é uma forma de evidenciar a gastronomia local. “O Pará tem uma diversidade muito grande, uma riqueza muito grande na gastronomia. Temos esse grande diferencial, nos deixa à vontade para brincar com os sabores, a cozinha é a arte da criatividade”, pontuao empresário, que está concorrendo com o prato Pavulagem do Rally, um talharim, que, entre outros ingredientes, leva molho de jambu .
A iniciativa ocorre no ano em que o Rally dos Sertões completa 30 anos e o Sebrae, 50. Além disso, é a primeira vez, em trinta anos de evento, que o Pará integra a rota do evento.
-
-