ASN PA
Compartilhe

Cerveja artesanal é destaque em evento em Belém

Com patrocínio do Sebrae, o Conexão Cerveja Brasil chega a Belém com informações e inovações do segmento
Por Da Redação
ASN PA
Compartilhe

Sede de cervejarias artesanais reconhecidas dentro e fora do país, o Pará entrou na rota do Conexão Cerveja Brasil. Promovido pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), com o patrocínio do Sebrae, a Etapa Norte do evento começou nessa quinta-feira (22) e segue até sábado (24), na Cervejaria Cabôca, em Belém.

Na abertura do evento, ocorreu um bate-papo sobre temas importantes para o setor, como tributação, sustentabilidade, competitividade, diversidade, práticas cervejeiras e as oportunidades para a COP 30. Este último assunto foi abordado pelo gerente da Unidade de Negócios de Impacto do Sebrae no Pará, Daniel Berg.

Aqui, no Pará, nós temos várias cervejarias e elas criam inovações, geram renda, movimentam a economia. Isso sem contar que as nossas cervejarias têm um produto único, fabricados com insumos amazônicos e, justamente por isso, fazem muito sucesso. E acreditamos que durante a COP 30 não será diferente. Tenho certeza que o visitante não vai querer sair daqui sem provar uma de nossas cervejas artesanais.

Daniel Berg, Sebrae/PA

O empreendedor Douglas Cavalcante, de Capanema-PA, atua no segmento de bebidas há seis anos, quando abriu um bar, mas sua cervejaria surgiu um pouco depois, há três anos. Ele afirma ter boas expectativas em relação à COP 30.

!important;">-

“Na minha cervejaria, nós já estamos trabalhando focados na COP, produzindo cervejas com frutas regionais. A gente pretende produzir cervejas com cajuaçu, por exemplo. De um modo geral, a nossa expectativa em relação à COP é muito boa. Em relação a esse evento, essa união entre os cervejeiros, e essa questão de levar a gente para esse tipo de evento ajuda a nos unir ainda mais”.

Douglas Cavalcante, empreendedor

Sobre o Conexão Cerveja Brasil

O Conexão Cerveja Brasil é um road show cervejeiro que roda as cinco regiões do país e é composto por concurso, palestras e festival com degustação de cervejas. A capital da COP 30 é a quarta cidade brasileira a receber a edição 2024 do circuito, que é realizado em uma cidade de cada região do Brasil e já passou por Brasília (Centro-Oeste), São Paulo (Sudeste) e Salvador (Nordeste). A próxima parada será em Porto Alegre (Sul), em novembro.

O presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino, revelou que o Brasil é o terceiro maior produtor da bebida do mundo. As cervejarias locais e regionais independentes, representadas pela Abracerva, já respondem por cerca de 1,5% do mercado.

“Este é um evento de democratização da cerveja artesanal em todo o Brasil, geralmente os eventos de cerveja são realizados na região sul, especialmente em SC, mas o Abracerva é uma entidade nacional e o Brasil é um país de dimensão continental. Então, nós dividimos por região do Brasil e o Pará é o estado com maior número de cervejarias da região norte e isso é muito importante pra gente”.

Gilberto Tarantino, Abracerva.

Além do Festival, o Conexão conta ainda com a 4ª edição da Copa Cerveja Brasil, que vai premiar as melhores cervejas do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste, Norte e Sul, com uma final nacional no Rio de Janeiro entre as medalhistas.

  • #Belém
  • Cerveja
  • Conexão Cerveja Brasil
  • COP 30
  • Festival Cerveja Brasil
  • Sebrae no Pará