No intuito de oferecer capacitações e incentivar a formalização de catadores de resíduos sólidos, o Sebrae no Pará está lançando o projeto Pró-catadores. O lançamento ocorreu na tarde dessa quarta-feira (23), durante o evento de inauguração do “Conexão Cidadã”, no Palácio Antônio Lemos, que também é voltado a esses trabalhadores e é uma parceria entre a Prefeitura de Belém, Associação Nacional de Catadores e Catadoras (Ancat), a Fundação Banco do Brasil e a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Com o projeto Pró-catadores, o Sebrae/PA irá promover a inclusão social e produtiva de 300 catadores e catadoras de resíduos e membros de 10 cooperativas de Belém, Santarém e Belterra.
“A maior parte desses catadores e catadoras autônomos trabalha sem formalização, sem acesso a direitos básicos como assistência social e previdenciária. Nossa atuação visa à capacitação desses profissionais, para que possam gerir o seu negócio de forma sustentável e se verem como empreendedoras e empreendedores da economia circular”.
Rubens Magno, Diretor-superintendente do Sebrae no Pará.
A primeira etapa do Plano de Trabalho já foi concluída, no final de 2024, com o diagnóstico da análise situacional das cooperativas. Agora, em 2025, o Sebrae irá disponibilizar consultorias gratuitas em áreas como formalização de negócios, gestão e produtividade, além de apoiá-los para firmar parcerias com o setor público, como auxílio técnico para que prefeituras contratem cooperativas de reciclagem.
A iniciativa do Sebrae faz parte dos esforços do governo federal para o segmento, coordenados pela Secretaria Geral da Presidência da República por meio do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), onde o Sebrae participa como convidado. Além do Pará, em 2025, o Sebrae Nacional levará a iniciativa para outras 10 unidades federativas.
O Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, participou do lançamento do Projeto Conexão Cidadã, ao lado do Prefeito de Belém, Igor Normando. O Ministro destacou a parceria com o Sebrae. “O Sebrae é outro parceiro importante que está capacitando as suas equipes no Brasil inteiro para junto com as cooperativas poderem dar curso, formatar e dar mais ‘up grade’ para que os catadores e catadoras possam exercer a sua profissão”, disse.