Os municípios de Bujaru e Santarém agora fazem parte do terceiro ciclo (2023 – 2024) do Programa Cidade Empreendedora, no Pará. O programa, que é promovido pelo Sebrae, incentiva e fortalece a cultura empreendedora no estado, acelerando o desenvolvimento socioeconômico dos municípios por meio de oito eixos de atuação:
Gestão municipal; lideranças locais; desburocratização; Sala do Empreendedor; compras governamentais; empreendedorismo na escola; inclusão produtiva e cooperativismo e crédito. O programa possui sessenta e duas soluções, com duração de dezoito meses.
O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, destacou o objetivo da implantação do Programa na região do Baixo Amazonas. “O que nós queremos é fortalecer os pequenos negócios e a economia dos municípios que possuem vocação ao empreendedorismo”.
O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, falou sobre a importância de ações como o Cidade Empreendedora para o desenvolvimento do município. “O Sebrae tem nos ajudado a alavancar o desenvolvimento em Santarém, pois, ações como essa fortalecem os pequenos empreendedores”.
Heverton Leal, Microempreendedor Individual que atua no segmento do e-commerce, comentou sobre as possibilidades que o programa irá trazer para o município “O Cidade Empreendedora irá auxiliar bastante os empreendedores de Santarém, trará mais renda e emprego para a cidade. Eu abri o meu negócio com o apoio do Sebrae, hoje tenho uma boa clientela e, além da loja virtual, pretendo abrir uma loja física”.
O Programa
O objetivo do programa é que mais municípios recebam o incentivo para melhorar o ambiente de negócios e o fomento da cultura empreendedora nas localidades. A estimativa é que o terceiro ciclo da iniciativa chegue em 20 municípios.
Os dois primeiros ciclos do Cidade Empreendedora no Pará rodaram em 14 municípios paraenses. Nesse terceiro ciclo, já foram feitos os lançamentos nos municípios de Viseu, Curuçá, São Caetano de Odivelas, Igarapé-Açu, São Geraldo do Araguaia, Jacundá, Goianésia e Bujaru.