ASN PA Atualização
Compartilhe

Biopainéis sustentáveis ganha mercado

Empreendedor de Abaetetuba inova na cadeia da bioeconomia
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Feitos com resíduos do açaí, os biopainéis sustentáveis criados pelo empresário Washington Filho têm se destacado no mercado paraense. Nascido e residente em Abaetetuba, o empreendedor é proprietário da Startup UNAI Biopainéis Sustentáveis, iniciativa que existe desde 2018.

A UNAI trabalha com o conceito de floresta em pé, por meio do reaproveitamento de recursos naturais, tendo como foco produtos feitos com caroço de açaí.

Bacharel em Administração, Washington deu os primeiros passos no universo empreendedor ainda como bolsista do CNPQ, cursando o ensino fundamental, quando desenvolveu a ideia. “Transformei o que era um projeto científico em uma startup. Em 2020, participei de alguns editais e precisei ter um CNPJ”, frisa.

O negócio deslanchou ainda mais quando o empreendedor participou do Programa Inova Amazônia, iniciativa promovida pelo Sebrae com o objetivo de fortalecer e impulsionar o desenvolvimento econômico e social em oito estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará. O Programa, lançado em 2020, beneficiou 240 empresas na área de bioeconomia, sendo que 24 delas foram só no Pará, estado pioneiro na iniciativa.

“No Inova Amazônia aprendi como funciona o mecanismo de uma empresa, vi a possibilidade de me conectar com o mercado e, também, consegui me encontrar no meu ecossistema de inovação dos biopainéis”, destaca Washington, que, por meio do programa, também participou de missão de internacionalização no Web Summit, evento referência em tecnologia, que ocorreu em Lisboa, Portugal, em 2022.

Para 2023, o empresário pretende aumentar a produção e obter maior prospecção de vendas. “Queremos desenvolver novos produtos, expandir a equipe e ver novas possibilidades de mercado”, afirma.

  • Boeconomia
  • Sustentabilidade