ASN PA Atualização
Compartilhe

Artesãos paraenses expõem peças na maior feira de artesanato do Nordeste

FENACCE segue até domingo (14), no Centro de Eventos do Ceará, com a participação de quatro empreendedores do estado
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Produtos como biojoias, crochês e bordados são apenas alguns dos destaques que empreendedores paraenses levaram para sétima edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (FENACCE), que começou nesta terça-feira (09) e segue até domingo (14), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Considerada a maior feira do segmento da região Nordeste do Brasil, o evento deve receber um público de cerca de 40 mil pessoas, fomentando o artesanato e a cultura como pilares da economia criativa.

Com apoio do Sebrae no Pará, durante seis dias, quatro artesãos do Estado terão a oportunidade de expor e comercializar suas peças em um estande no evento, além de fazerem networking com o público de todo o Brasil. Antes, os profissionais passaram por workshops e palestras preparatórias com temas sobre vendas, marketing e gestão de negócios.

“Além de divulgar seus trabalhos, eles vivenciam experiências de mercado, ampliam contatos e fortalecem seus negócios. O Sebrae/PA atua justamente para apoiar esse crescimento, oferecendo capacitação e condições para que empreendedores como eles conquistem novos espaços e clientes”, destaca Alessandra Lobo, analista técnica do Sebrae/PA.

A empreendedora Sandra Nascimento, da Fiorella Joias, vai expor na feira biojoias amazônicas em peças como brincos, correntes, colares e gargantilhas, produzidas de maneira sustentável. A empreendedora conta que promove o conceito de moda responsável, unindo estética, sustentabilidade e valorização do trabalho artesanal.

“Este ano viemos com muita expectativa, principalmente referente à rodada de negócios, que acontecem ao longo da feira. As peças que trouxemos para cá são basicamente as feitas com crochê, fios de cobre e pedras naturais. Estão belíssimas e resolvi trazer elementos diferentes”, conta Sandra.

Estande do Sebrae/PA na FENACCE 2025.

Durante a feira, o público também poderá conferir biojoias amazônicas e acessórios voltados para cultura paraense, além de peças religiosas do Círio de Nazaré, produzidas pelo artesão Tiago Elarrat, da marca Casa Belém Acessórios. Serão colares, brincos e cordões feitos a partir de materiais como fios, fibras e sementes encontradas na Amazônia.

“Nós viemos com uma expectativa boa, porque já tivemos um feedback de que a feira é muito importante na região, mas além disso pensamos muito nas vendas também, além de fazer networking e conseguir mais clientes. Nós vamos participar da roda de negócios também, onde teremos a opção de viabilizar vendas no atacado”, observa o artesão paraense.

As empreendedoras Val Genú, da Art Genuina, e Antônia Lima, da Cria Circular, também completam o time do artesanato paraense em Fortaleza.

Artesanato nacional

A 7ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará foi iniciada nesta terça-feira (09) e segue até o último domingo (14), no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, reunindo mais de artesãos de 26 estados brasileiros, que compartilharão suas produções com milhares de visitantes, no horário das 09h às 21h.

Além da exposição e comercialização do artesanato brasileiro, a feira também ofereceu atividades culturais, shows com artistas nacionais, workshops e palestras sobre técnicas de produção, gestão de negócios, marketing e outras áreas relevantes para o desenvolvimento do artesanato.

  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo