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Arroz paraense e creme de cupuaçu com ingredientes desidratados são destaque na Semana do MEI 2025

Empresa criada pela empreendedora Andrea Pinto é especialista em produtos amazônicos desidratados
Por Da Redação
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Arroz paraense e creme de cupuaçu: num primeiro momento, os pratos ensinados pela chef Andrea Pinto parecem comuns ao público paraense. Porém, a diferença apresentada na receita, durante o Cozinha Show, na tarde desta terça-feira (270, na Semana do MEI 2025, em Belém, está em dois ingredientes famosos — jambu e cupuaçu — utilizados em sua forma desidratada, uma especialidade da marca criada por ela, a Amazfruta.

“Dentro da gastronomia, você pode ser inovador o tempo todo. A gastronomia não nos prende. Então, o grande brilho dessa receita é a forma de utilizar”, destacou a chef, ao apresentar os dois produtos aos participantes da palestra.

Bruno Rafael foi um dos ouvintes que vieram à Semana do MEI e aproveitou para aumentar seus conhecimentos. “Vim ao Sebrae para saber informações a respeito da abertura do MEI, porque estou pretendendo abrir uma venda de espetos, e com isso aproveitei para participar das palestras e apresentações, e aprendi bastante”, explicou. Ele ressaltou ainda que apresentar o jambu e o cupuaçu dessa forma, fez toda a diferença no sabor final. “A maneira com que a empresa está fornecendo esse produto mais rápido fez com que eu estivesse aprendendo bastante, e vou levar para casa esse aprendizado de hoje.”

Empreendedora falou sobre os ingredientes amazônicos na Semana do MEI. Foto: Marcos Prestes.

Inovação e novos mercados

A Amazfruta é uma empresa especializada na desidratação de produtos amazônicos, como cupuaçu, jambu, pupunha, bacuri, entre outros. “Vários vegetais que são comuns, mas muitas vezes não são acessíveis pelo resto do mundo”, acrescentou Andrea, ao destacar que sua produção tem alcançado outros mercados e ajuda a levar o “sabor paraense” ao mundo.

Formada em Tecnologia de Alimentos e Gastronomia, a chef conta que houve um caminho de cerca de um ano para se chegar ao resultado final, no chamado shelf life, o tempo em que o produto atinge o ponto ideal para consumo.

A marca busca manter a naturalidade dos alimentos. Por isso, garante Andrea, não utiliza aditivos químicos e preserva o sabor e a peculiaridade do paladar das frutas e hortaliças. Com cerca de dois anos de atuação com os clientes, a marca busca essa conexão direta e afetiva com seu público.

O Sebrae, segundo ela, sempre foi um parceiro presente. “A minha formação é em Tecnologia de Alimentos e Gastronomia, mas o empreendedorismo eu tenho que buscar: busquei o Empretec e estou sempre perto dos grupos que empreendem. Porque o empreendedorismo você aprende no dia a dia. E o Sebrae é meu parceiro em relação a isso”, completou.

Os produtos da Amazfruta estão disponíveis no perfil do Instagram da marca (@amazfruta) e podem ser encontrados em pontos parceiros em Belém, como o aeroporto, a Estação das Docas e o Ver-o-Peso.

Sobre a Semana do MEI

Neste ano, a programação está alinhada às oportunidades geradas pela COP 30, que será realizada em Belém, em novembro. Ao todo, serão ofertadas mais de 430 capacitações no Estado, além de ações de negociação de débitos, orientações e formalização de MEI. O evento segue aberto até sexta-feira (30), sempre das 9h às 19h.

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