ASN PA Atualização
Compartilhe

Arraial do Pavulagem leva tradição das ruas para o palco da En-Zone

Grupo animou o público com a sonoridade, danças e cores, celebrando a cultura paraense
Por Bruno Magno
ASN PA Atualização
Compartilhe

“Olha o boi, olha o boi, olha o boi!”. Foi com esse grito que o cantor Júnior Soares animou o show do grupo Arraial do Pavulagem na noite desta quarta-feira (12), dentro da programação cultural da En-Zone, a Zona de Empreendedorismo do Sebrae no Pará, uma das ações da entidade para COP30, que vai até o dia 21 de novembro, em Belém.

Criado em 1987, o grupo se destaca por valorizar a cultura amazônica com uma sonoridade que mescla ritmos regionais como carimbó, marujada, toada e boi-bumbá. No palco, as apresentações foram marcadas por cores, batuques, danças e instrumentos tradicionais, que criaram uma verdadeira celebração da identidade paraense. O público cantou e dançou ao som do Boi da estrela, como é carinhosamente chamado o Pavulagem.

A auxiliar administrativa Alciléia Aguiar se considera fã do grupo, e quando soube da apresentação na En-Zone convidou os amigos para assistir. “Estamos muito felizes em participar dessa programação cultural do Sebrae durante a COP30. O Arraial do Pavulagem representa a alma do povo paraense, e ver o nosso Arrastão se apresentando aqui é uma emoção imensa. Ensaiamos toda semana com muito carinho para manter viva essa tradição que é do nosso povo”, contou ela.

Ao participar da programação da En-Zone na COP30, o grupo levou à cena internacional uma amostra viva da potência cultural amazônica, reafirmando o papel da arte na construção de uma sociedade sustentável e conectada com suas raízes.

“Mais do que um grupo musical, o Arraial do Pavulagem é um movimento cultural que promove educação patrimonial, cidadania e pertencimento, então não perco o show deles por nada, faz parte da nossa cultura” , ressaltou a estudante Paloma Souza, que também esteve no espaço do Sebrae/PA.

Foto: Selton Martins.

Xeiro Verde na En-Zone

Nesta quinta-feira (13), às 20h, o público vai dançar ao som da Banda Xeiro Verde, comandada pela cantora Hellen Patrícia. Com mais de duas décadas de carreira, o grupo se destaca por misturar ritmos regionais com batidas eletrônicas, criando uma sonoridade contagiante que conquista públicos de todas as idades.

A En-Zone (Zona do Empreendedorismo) é um espaço criado pelo Sebrae no Pará durante a COP30 e funcionará até dia 21 de novembro, sempre das 16h às 22h, no Parque Urbano Belém Porto Futuro I, com entrada gratuita.

Confira a programação completa do Palco En-Zone:

13/nov (quinta-feira)

20h – Banda Xeiro Verde

14/nov (sexta-feira)

20h – Banda Warilou

15/nov (sábado)

18h30 – Balada.Com

20h30 – Banda Fruta Quente

16/nov (domingo)

20h30 – O Grande Encontro do Samba do Pará com Arthur Espíndola, Gigi Furtado, Bilão e Alba Mariah

17/nov (segunda-feira)

20h – Felix Robatto

18/nov (terça-feira)

18h30 – Lucinnha Bastos

20h30 – Flávia Anjos

19/nov (quarta-feira)

20h – O Grande Encontro do Brega do Pará com Kim Marques, Marcelo Wall e Jurandy

20/nov (quinta-feira)

20h – Farofa Black

21/nov (sexta-feira)

20h – Banda Sayonara

A En-Zone é uma realização do Sebrae/PA, tem a Claro Empresas como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal.

  • COP 30
  • cultura empreendedora
  • En-Zone