ASN PA Atualização
Compartilhe

Saber precificar é a base para bons negócios

Sebrae orienta empreendedores para a formação de preços de produtos e serviços
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Precificar é um aspecto elementar para qualquer empreendimento, afinal, atribuir um preço a um produto ou serviço é uma decisão das mais estratégicas e impacta diretamente nas finanças do negócio. Entender o hábito de consumo do cliente é peça-chave para chegar a um preço adequado e competitivo.

“É de suma importância que os pequenos negócios entendam que a padronização é essencial. É o momento de identificar os custos de cada item do produto. A precificação também leva em conta a estratégia do mercado que o empreendedor busca, se tem um diferencial competitivo, entre outras coisas”, explica o analista do Sebrae no Pará, Nilberto Macedo.

“É preciso conhecer o que você irá ofertar aos seus clientes, a qualidade do produto, qual a margem de lucro pretendida, entre outras coisas. Então, além de fazer a precificação de preços fixos e varáveis, você precisa fazer um estudo de mercado que irá lhe dar um preço final que vá de encontro com seus anseios e de agrado aos seus clientes”, destaca a empreendedora da ALI Esfiharia, Ellaine Oliveira.

O Sebrae oferece vários tipos de atendimento aos empreendedores, entre eles, ações voltadas para a precificação de produtos e serviços. “A formação do preço de venda é uma estratégia importante para qualquer negócio, é tão importante quanto o marketing e a própria venda”, ressalta Nilberto.

  • Finanças
  • Formação de preço