ASN PA Atualização
Compartilhe

Renegociação de dívidas é foco de campanha nacional

Iniciativa vai até o próximo dia 30 de junho, com ações presenciais e online e muitas oportunidades para colocar as contas em dia
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O Sebrae e instituições financeiras realizam a Campanha Nacional de Renegociação de Dívidas de pequenos negócios até o próximo dia 30 de junho. A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), tem como objetivo apoiar os pequenos negócios que possuem pendências financeiras, como falta de pagamento de empréstimos com garantia do Fundo de Aval do Sebrae (Fampe) e não estão com a situação regularizada, especialmente no que diz respeito às linhas de crédito solicitadas durante o período da pandemia. No Pará, a estimativa é beneficiar, pelo menos, 800 empresas.

O Sebrae no Pará presta orientações técnicas e oferece oficinas e cursos, presencial e online, e consultoria especializada em organização financeira aos empreendedores. O atendimento presencial ocorre nas Agências de Negócios da instituição e o atendimento online é pelo portal pa.sebrae.com.br.

A negociação das dívidas será feita diretamente com as instituições financeiras. No Pará, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica aderiram ao movimento. Os atendimentos do Banco do Brasil são pelo portal do Sebrae (pa.sebrae.com.br), em um canal exclusivo. Os que precisam resolver alguma questão com a Caixa devem ir direto a uma das agências ou acessar o site da instituição.

Sebastião Corrêa trabalha há 12 anos no segmento de gesso. Ele procurou o Sebrae para se formalizar e obter os benefícios dados a microempreendedores individuais, mas acabou atrasando os pagamentos da contribuição mensal.

“Como trabalhamos de forma independente, caso adoeça, a gente precisa de um benefício e como eu estava atrasado nos meus pagamentos, hoje eu vim aqui para regularizar. Afinal, já sofri um acidente e não consegui o benefício porque estava atrasado com meus pagamentos”, argumenta o dono do empreendimento Sebastião Gesso.

Além de não poderem obter benefícios em decorrência de acidentes, como citado, os microempreendedores individuais com débitos também não podem se aposentar, ter acesso a linhas de créditos, entre outros fatores.

A gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae no Pará, Leda Magno, explica a Campanha e a expectativa da iniciativa no Pará. “Esperamos conseguir atender e orientar o máximo possível os empreendedores que encontram com necessidade de organizar a vida financeira”, explica a gerente.

Para Leda, o MEI, assim como outros empreendedores, tem deveres e precisa estar atento a isso. “Uma das obrigações do microempreendedor individual é manter a empresa regular no mercado. Uma empresa regular consegue ter valor diferenciado na aquisição de produtos ou de serviço porque ela vai estar com o CNPJ em dia, ela consegue abertura de crédito na praça e outras vantagens”.

  • Dívidas
  • Renegociação