O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) marcou presença no ‘Simpósio para o Fortalecimento da Gestão Municipal no Pará 2025-2028’ e apresentou aos participantes iniciativas promovidas pela instituição para se ter um ambiente favorável ao empreendedorismo e aos pequenos negócios nos municípios.
Promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM/PA), o evento ocorreu nos dias 25 e 26 de novembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Em dois dias, foram mais de 2 mil participantes, entre eles prefeitos e vereadores eleitos e com mandato atual.
“O Sebrae oferece diversas soluções para contribuir com as prefeituras para o desenvolvimento do empreendedorismo, porque nós queremos, e precisamos, estar junto do poder público municipal. Nós trabalhamos compras governamentais, salas do empreendedor, linhas de crédito como o Cred COP, Sebrae Delas, Cidade Empreendedora, Sala do Empreendedor, e diversas outras soluções”, enumerou o diretor do Sebrae/PA, em palestra no evento.
Na ocasião, também foi possível assinar o protocolo de intenções em conhecer o programa Cidade Empreendedora, no estande do Sebrae/PA. Nesse espaço, os visitantes também puderam conhecer ou ampliar conhecimento do Territórios Empreendedores, Sala do Empreendedor, Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora e Rede Comunica, lançada pelo Sebrae no evento.
“Já temos ações (em parceria com o Sebrae/PA) dentro do município e o Cidade Empreendedora vem para dar mais um reforço para esse ambiente positivo para os pequenos negócios e mais benefícios para o nosso município”, disse o prefeito de Novo Progresso, Gelson Dill, que aderiu ao programa.
-
-
-
Para o prefeito eleito de Placas, Arthur Socorro, a parceria dentro do Programa vai contribuir com o desenvolvimento do empreendedorismo no município. “Nós já temos essa parceria com o Sebrae há bastante tempo e vimos a importância dessa parceria. Por isso, buscamos fortificar ainda mais essa parceria”.
“O Sebrae tem trabalhado muito forte no processo de consolidação da cultura empreendedora, porque nós temos a certeza de que o empreendedorismo é um processo que traz desenvolvimento acoplado à gestão municipal”, conclui o diretor Rubens Magno.
Sobre o Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora é realizado pelo Sebrae em nível nacional. No Pará, ele começou a rodar em 2019, já tendo sido realizado três ciclos, com a participação de 26 municípios. O principal objetivo é firmar parcerias com as prefeituras, para promover a transformação por meio da implementação de políticas públicas e desenvolvimento local. No estande do Sebrae no Simpósio, é possível assinar o protocolo de intenção de conhecer o projeto, que tem 20 vagas no ciclo 2025/2026.