Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Crédito: Carlos Borges
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Um turismo que valoriza as belezas naturais e a diversidade cultural dos campos do Marajó. Esse é o negócio da Scafi Turismo, empresa que oferece rotas turísticas personalizadas para quem pretende conhecer os destinos atrativos dos municípios de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari. A empresa existe desde 2009 e atua em colaboração com outros pequenos negócios locais dos segmentos de transporte, alimentação e cultura.

“Vimos a necessidade de ter uma agência de turismo especializada no Marajó, pois não havia informações sobre este tipo de turismo aqui. Assim, a Scafi Turismo surgiu para inovar, com a missão de organizar pacotes personalizados para o visitante”, conta a proprietária do empreendimento, Andrea Scafi, técnica hoteleira e guia de turismo.

A empreendedora explica que oferece rotas personalizadas dependendo da proposta do visitante, seja para realizar um trabalho, curtir os atrativos naturais ou outro objetivo.

A Scafi Turismo oferece experiências como montar em búfalos, visita aos manguezais, apreciar grupos de danças típicas, visitar fazendas, desfrutar das praias e pontos turísticos, além de saborear pratos tradicionais como o queijo de búfala e o Turu.

Búfalos em Soure
Crédito: Carlos Borges

-

-

A empresa movimenta a economia local, atuando em colaboração com outros pequenos negócios. “A Agência trabalha em parceria com as comunidades locais, e algumas empresas representantes dessas áreas nos procuram para fazer parcerias. Elas fornecem os seus serviços, e as nossas rotas também são adaptadas para atender às necessidades da comunidade”, explica.

ASN Pará - Agência Sebrae de Notícias
Crédito: Carlos Borges

Um resgate da cultura

Com sede no município de Soure, a Scafi Turismo foi criada em 2009 e formalizada em 2014. A criação da empresa está ligada à história da fundadora, Andrea, que é natural de Belém, mas foi criada fora do estado. Ela conta que foi fortemente influenciada pelos pais, que, mesmo à distância, mantinham vivas as memórias da cultura paraense, por meio da musicalidade e da gastronomia do estado. A empresária menciona que procurava oportunidades no segmento turístico em Belém, até que chegou ao Marajó em 2008, enxergou um potencial de negócio e decidiu apostar em uma empreitada profissional na região. A empresária dedicou três anos aos estudos da localidade e suas especificidades, e, após o período dedicado a conhecer o território por meio de pesquisa, Andrea concebeu a Scafi Turismo.

Um agente de transformação

A partir de 2022, com o apoio do Sebrae no Pará, a empreendedora passa a enxergar novas perspectivas. A empreendedora relata que o primeiro contato com a instituição foi para mapear programas de incentivo ao turismo que pudessem fortalecer os pequenos negócios locais.Durante a pandemia, Andrea afirma que a relação com a instituição fortaleceu ainda mais. A empresária fez cursos online e gratuitos voltados para aprimorar a comunicação com os clientes e otimizar as vendas nas plataformas digitais. Além disso, investiu em capacitações e consultorias de planejamento estratégico e atendimento ao cliente, além de participar do Programa Brasil Mais.

A empreendedora explica que o conhecimento adquirido por meio da instituição lhe permitiu adquirir conhecimento necessário para passar pelo desafio imposto pela pandemia. “A relação com o Sebrae possibilita excelência ao empresário. Não andamos mais sozinhos, a gente caminha de mãos dadas com as consultorias que a instituição pode proporcionar”, ressalta.
A empreendedora destaca que, a partir do contato com a instituição, o empreendimento ganhou novo fôlego. “Eu estava sem computador, com um celular inoperante e trabalhando com uma mesa na sala da minha casa. Mas, com o apoio do Sebrae, consegui fazer um planejamento estratégico para o ano de 2023, incluindo um plano de marketing. Como estou entrando em um novo nicho, que é o turismo religioso-cultural, o Sebrae está me fornecendo total apoio de consultoria”, explica Andrea.

A empresária Andrea Scafi em ação durante press trip
Crédito: Carlos Borges

-

-

Andrea afirma que começou a trabalhar de forma intuitiva, por curiosidade, e que as ferramentas virtuais da instituição possibilitaram novas oportunidades. “Sempre digo que a Scafi nasceu para ser compartilhada: compartilhar ideias, sonhos, produtos e serviços. Muitas pessoas não sabem o que é ser um empresário. Nós tínhamos esse olhar empresarial, mas não sabíamos como comandar o barco. O Sebrae veio e se tornou esse comandante, para que pudéssemos ter o auxílio necessário e uma meta clara”, finaliza.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas