Cerca de 400 pessoas participaram da capacitação “200 dias para a COP 30 – Oportunidades e preparação com o Sebrae”, realizada neste sábado (26), no Espaço São José Liberto, em Belém. Essa foi mais uma ação do Sebrae no Pará para estimular o empreendedorismo e mostrar as oportunidades de negócios geradas pela COP, principalmente nos eixos considerados estratégicos para a recepção dos visitantes: Hospitalidade, Alimentos & Bebidas, Mobilidade e Economia Criativa.
“Já estamos preparando os empreendedores há mais de três anos. Já são mais de 20 mil empreendedores capacitados nos quatro eixos estratégicos. Então, esse é mais um evento que mostra a importância da mobilidade, de receber com hospitalidade os visitantes, do destaque que a nossa culinária conquistou mundialmente e do nosso artesanato. Nós temos muitas entregas feitas nesses últimos três anos, mas hoje o objetivo é dizer que ainda há tempo de empreender”, explicou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
A artesã Bruna Costa, da Associação de Moradores do Acará, foi uma das participantes do evento e destacou a importância de iniciativas como esta. “Esse trabalho do Sebrae tem sido maravilhoso, porque é mais uma oportunidade de divulgar nosso trabalho e região, de mostrar nosso artesanato. Nós fazemos cestas, luminárias, e outros objetos que podem ser facilmente usados para decorar espaços na COP 30”, sugeriu ela.
Presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo no Pará, o motorista Elsk Silva, também participou do evento. A associação conta hoje com cerca de 200 associados em todo o Estado, sendo a maioria em Belém. “Já trabalhamos com o Sebrae há alguns anos e sempre destacamos que é essencial para os trabalhadores de aplicativos se capacitarem, principalmente em relação ao atendimento ao público, para que possamos oferecer um melhor serviço antes, durante e depois da COP 30, que vai deixar um grande legado ao Estado”, observou ele.
Os participantes também puderam esclarecer dúvidas sobre empreendedorismo, com a equipe do Sebrae/PA, e conhecer o domo, desenvolvido pela startup Domos da Amazônia, vencedora do Inova Amazônia, do Sebrae/PA, em 2024. A estrutura geodésica pode ser montada facilmente em qualquer lugar e é construída com madeira certificada, materiais recicláveis e tem baixo impacto ambiental.