ASN PA Atualização
Compartilhe

Agenda de desenvolvimento da região Baixo Tocantins é lançada em Abaetetuba

Apresentação da iniciativa contou com empreendedores, sociedade civil, prefeitos e vereadores de municípios da região
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Para potencializar os pequenos negócios da região Baixo Tocantins nas áreas de turismo, infraestrutura e negócios ruais sustentáveis, o Sebrae no Pará lançou na noite desta terça-feira (15), em Abaetetuba, a Agenda Desenvolvimento Territórios Empreendedores. O lançamento da iniciativa contou com empreendedores, sociedade civil, prefeitos e vereadores de municípios da região.

O trabalho iniciou em fevereiro do ano passado e concluído com os encontros em novembro do mesmo ano. Dessa maneira, foi apresentada hoje a Agenda de Desenvolvimento Regional do Baixo Tocantins, que conta com três eixos, 18 estratégias, 62 metas e 152 iniciativas.

“A Agenda de Desenvolvimento da Região Baixo Tocantins é fruto de oito encontros com cerca de 35 lideranças selecionadas dos 11 municípios que compõem a região. Com a implantação da agenda, trabalharemos a melhoria o ambiente de negócios do território, que possui aproximadamente 24,9 mil pequenos negócios, e um PIB de mais de R$ 19 milhões”, ressaltou Paulo Souza, analista técnico do Sebrae no Pará.

Os próximos passos são os quatro fóruns de monitoramento, onde a lideranças terão a oportunidade de colocarem em práticas as iniciativas realizadas, com o acompanhamento dos consultores, revendo o que deve ser alterado ou aquilo que foi realizado. Isso representa um processo de aprendizado na prática, para que essas lideranças consigam implementar a agenda que foi construída e alteraram a realidade regional.

“Essa data vai ficar marcada, pois estamos marcando o lançamento do programa líder na região, esse programa é muito esperado pelo Sebrae, já que os líderes de 11 municípios da região estão reunidos aqui em prol do desenvolvimento econômico e sustentável do Baixo Tocantins”, disse Milena Nery, gerente do Sebrae/PA na região Baixo Tocantins.

Territórios Empreendedores

A estratégia Territórios Empreendedores tem como objetivo transformar o território no melhor lugar para se viver e empreender, promovendo o desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo, contribuindo para a construção do futuro a partir de novas histórias e da participação da própria região. Ele integra os três setores: o setor público (executivo e legislativo), a iniciativa privada e o terceiro setor, para a construção de uma agenda de desenvolvimento regional.

“Quero agradecer aos representantes do Sebrae por essa importante parceria, que desenvolve o Baixo Tocantins. Costumo dizer que nossa região é a mais paraense de todas, está no coração da Amazônia, e a nossa riqueza é o nosso povo, com a nossa arte, nossa cultura. É importante que entendamos isso e que possamos construir essa agenda de maneira coletiva, ouvindo todos os setores da sociedade”, disse Francineti Carvalho, prefeita de Abaetetuba, que participou do evento.

No Pará, a estratégia Territórios Empreendedores impacta 31,9% dos municípios do estado divididos em quatro territórios: Baixo Tocantins (11 municípios), Capim (09 municípios), Guamá (19 municípios) e Tapajós (7 municípios). Os territórios Baixo Tocantins, Capim e Guamá estão na Etapa 2, com a governança e agenda de desenvolvimento definidas prontas para iniciar a Etapa 3, que é a implementação.

No Tapajós, o programa está na Etapa 3, que já apresenta alguns resultados como a criação da primeira rota turísticas (Rota Tapajônica) e a conclusão do aeroporto de Novo Progresso. Alguns municípios também já contam com o plano de saneamento e educação empreendedora no ensino fundamental, entre outras iniciativas prevista na agenda.

Este ano, o Território Empreendedor Caeté começará com 19 municípios, enquanto o Marajó com 16 municípios, promovendo, assim, ações em 81 municípios, impactando 56,25% deles com iniciativas de promoção do desenvolvimento econômico e social das cidades.

  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo