Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

ASN Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Em 2025, o feriado de Carnaval cairá no dia 4 de março, mas a preparação para a data festiva, que se estende por vários dias e eventos, já começou. Pequenos negócios paraenses do ramo já disponibilizam brincos, ombreiras, bolsas, broches, pulseiras, saias e vários tipos de adornos para customizar roupas e abadás, permitindo que os foliões saiam pelas ruas, participem de bailes e desfiles, e curtam a festa de forma brilhante e confortável.

O ateliê de Giselda Guedes criou peças inspiradas na temática paraense em homenagem ao desfile da Escola de Samba Grande Rio, no Rio de Janeiro, que terá o Estado do Pará como tema. Entre os produtos, estão ombreiras, brincos e outros acessórios que trazem as cores e símbolos da bandeira estadual. As criações podem ser conferidas no perfil do Instagram (www.instagram.com/giseldaguedescriacoes/) ou na loja física, na Rua Boaventura da Silva, 1064 (altos).

“A inspiração surgiu após os ensaios da Grande Rio. Comecei a ver as roupas da Alane Dias e da Paolla Oliveira inspiradas na nossa cultura. Como boa paraense, somos ‘amostrados’, e pensei em fazer acessórios que remetessem à nossa bandeira do Pará”, explica.

“Tanto para nós, que amamos usar nossas cores, quanto para quem for viajar no Carnaval para assistir à Grande Rio. Imagina a arquibancada e o camarote cheios de acessórios com nossa bandeira, seria lindo!” Giselda Guedes, artesã

Ela esclarece que a procura tem sido grande. Na sua loja, a cliente pode sair pronta para a festa, pois os acessórios ajudam a customizar roupas e abadás. “Aqui o diferencial é esse: a cliente mostra o abadá e consegue adaptá-lo, tudo bem prático”, destaca Giselda.

Empreendimento em evolução

Desde 2019, Giselda tem loja física, mas trabalha com acessórios em eventos e feiras pela cidade desde 2017. Sobre sua relação com o Sebrae, ela conta que a instituição a ajudou a sair da informalidade. “Comecei como MEI e migrei para ME há pouco tempo”, revela.

Ela destaca as capacitações e feiras como grandes contribuições do Sebrae para seu negócio. “Os cursos são ótimos. Já fiz o de precificação, de formalização e pretendo fazer o de como ser uma empreendedora emocionalmente inteligente”, relata. “Outra ajuda maravilhosa que o Sebrae tem me proporcionado é a Feira de Artesanato do Círio. Poder expor minhas peças artesanais para um público maior é maravilhoso para mim como empreendedora”.

Cores e brilhos

Quem também está antenada nas tendências carnavalescas de 2025 e já percebe um aumento na procura por peças para a folia é a artesã Caroline Kaly. Empreendedora com ateliê na Pedreira, bairro de Belém conhecido por ser “o bairro do samba e do amor”, ela nota que cores vibrantes, brilho característico da época e referências regionais estão em alta. “As peças da nossa coleção foram pensadas para trazer esse espírito festivo, com adornos que misturam elementos holográficos, pedrarias e fitas leves”, explica a artesã.

Caroline destaca que a identidade pessoal e o uso de acessórios que combinem com abadás, serão marcantes na folia deste ano. “No geral, percebo um aumento na procura por itens confortáveis e versáteis, que possam ser usados em diversos looks e momentos.”

Folia não tem idade

Este ano, a empreendedora firmou uma parceria para divulgar suas peças. No perfil do ateliê Carol Kaly Acessórios no Instagram, ela fez uma colaboração com a influenciadora Jessy Medeiros, que convidou a bisavó para ser maquiada e usar os acessórios do ateliê. A ideia inovadora mostra que para curtir o Carnaval não há idade.

“Acredito que o Carnaval é para todos, e eu amo ver a energia e a alegria das pessoas de todas as idades se expressando por meio dos acessórios”, Carol Kaly, artesã

Ela explica que a coleção deste ano traz peças leves, práticas e confortáveis, sem abrir mão do estilo. Há várias opções ajustáveis, presilhas fáceis de colocar e adornos leves. “A moda deve ser democrática, e fico muito feliz em ver que nossas criações chegam a públicos diversos. O Carnaval é manifestação de alegria e felicidade, e isso não tem idade.”

Sobre sua relação com o Sebrae, Caroline diz que a instituição segue no apoio e no aperfeiçoamento do empreendedorismo. “Já fiz vários cursos online gratuitos, participei de feiras e eventos do Sebrae e estou sempre atenta as novidades que estão ao meu alcance”.

Para conhecer o trabalho do ateliê Carol Kaly Acessórios e fazer pedidos, acesse o perfil no Instagram: www.instagram.com/carolkaly_acessorios/.

!important;">-

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas