ASN PA
Compartilhe

Donos de imóveis aprendem a como se tornar anfitriões na COP 30

Sebrae no Pará e Airbnb promovem cinco turmas de capacitação em janeiro, como parte da estratégia de preparação para o maior evento sobre mudanças climáticas
Por Da Redação
ASN PA
Compartilhe

A realização da COP 30 em novembro desse ano, em Belém, promete aquecer o segmento de hospedagem da capital e entorno. E essa pode ser uma oportunidade para quem tem um imóvel, ou mesmo um cômodo ocioso em casa, ganhar uma renda extra com aluguel de curto prazo.

No intuito de disseminar uma cultura empreendedora, o Sebrae no Pará e o Airbnb estão promovendo cinco turmas de capacitações diversas para quem tem vontade em empreender recebendo visitantes em seu imóvel.

“A gente pensou nessa parceria com o Airbnb para abrir essa plataforma para que essas pessoas se cadastrem e possam receber os 30 mil turistas que estão previstos para vir e não têm local para ficar. É uma excelente oportunidade de você ter conexão com outros turistas e receber uma renda extra”, alerta a analista técnica do Sebrae no Pará, Anuska Prado.

Inicialmente, seriam duas turmas noturnas, nos dias 14 e 15 de janeiro, dos cursos “Noções básicas de como hospedar no Airbnb – Preparação inicial” e “Noções básicas de como hospedar no Airbnb – Gestão de Reservas”, respectivamente. Mas a procura foi tanta, que houve a necessidade de abrir uma turma extra de cada uma das capacitações no horário da tarde. Somente no primeiro dia, mais de 230 pessoas participaram das duas turmas realizadas.

O professor Francisco França costumava alugar quartos na casa da mãe para estudantes e viu na COP 30 mais uma oportunidade de obter renda extra. “Agora, com a COP, eu tive a ideia de colocar o meu espaço para alugar. Eu ia fazer isso de forma autônoma, mas como apareceu esse curso do Sebrae, eu resolvi em especializar para ter uma base melhor”, revelou.

A arquiteta Raquel Pinheiro também participou da capacitação e está pensando em cadastrar três imóveis na plataforma. “Eu acredito que nós, público belenense, estamos diante de uma grande oportunidade e isso faz com que a gente sinta essa necessidade de realmente se qualificar, receber as pessoas bem e também se capitalizar, porque é uma oportunidade de negócios”, disse.

Atualmente, há careca de 4.500 leitos cadastrados na plataforma no Pará, mas de acordo com a anfitriã e líder da comunidade do Airbnb em Belém, Aline Marion, esse número deve aumentar, até porque haverá demanda para todos os tipos de imóvel. “A gente está vivendo um demanda alta nos últimos dois anos. Porém, depois do anuncio da COP essa demanda aumentou, especialmente por parte aos anfitriões”, revela.

Vagas disponíveis

As capacitações são gratuitas e todas as vagas foram preenchidas em poucos dias, mas ainda é possível efetuar inscrição pela loja do Sebrae/PA (pa.loja.sebrae.com.br) para a turma de “Excelência em qualidade de atendimento na hospedagem”, que ocorrerá no dia 22 de janeiro, às 18h. Todos os cursos serão realizados na sede do Sebrae no Pará, localizado na Rua Municipalidade, 1461.

Desde que a parceria foi lançada, em agosto do ano passado, o número de imóveis paraenses cadastrados na plataforma, que era de 750, passou para cerca de 4.500.

  • Airbnb
  • COP 30
  • Empreendedorismo
  • Hospedagem