Pela primeira vez, comunidades quilombolas do município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó (PA), recebem o Empretec Rural, programa que visa fortalecer o empreendedorismo no setor rural. Promovida pelo Sebrae no Pará, a capacitação foi realizada de 25 a 30 de novembro, nas comunidades Vila União e Boa Vista. Também participam empreendedores da Cooperativa Agropecuária e Pesca Artesanal de Monsarás (Coopapam), da Cooperativa de Agricultura do Marajó (Coopafam) e da Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Salvaterra (Cafas).
“Estamos muito felizes com a adesão dessa primeira turma, que reúne 27 participantes. Esses empreendedores estão passando por uma verdadeira jornada de transformação pessoal e empresarial, criada para fortalecer suas habilidades como empreendedor no setor rural”, comentou a coordenadora da Agência Marajó II, Renata Trícia.
O empreendedor Luiz Arthur é morador de Salvaterra e foi um dos participantes da iniciativa. “Com tanta coisa que aconteceu esses dias aqui, a nossa mente abriu para a área do empreendedorismo e a gente quer fazer crescer, para que famílias tenham renda neste município. Essa é a importância do Empretec: o crescimento de todo o município de Salvaterra”, disse Luiz.
O Empretec Rural é uma vertente do já conhecido Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo, que utiliza metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, ele é realizado exclusivamente pelo Sebrae, desde 1994.
Atualmente, o Empretec é um dos mais impactantes treinamentos de empreendedores do mundo e, no seu formato rural, os participantes têm a oportunidade de desenvolver 30 comportamentos empreendedores mapeados pela ONU, essenciais para o sucesso no setor agro silvipastoril.
“Os participantes são estimulados a desenvolver suas características empreendedoras com foco no agronegócio, por meio de atividades teóricas e práticas, que os ajudam a identificar seus potenciais para melhor gerir seus empreendimentos”, complemente Renata.
A capacitação faz parte das ações do projeto Sustenta e Inova, cujo objetivo é desenvolver práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras na Amazônia. É fruto de uma parceria entre o Sebrae, o IPAM, o Cirad e a Embrapa, e conta com apoio financeiro da União Europeia.
A agricultura é uma importante atividade econômica no município de Salvaterra, onde se destaca o cultivo da mandioca e do abacaxi, fruto do qual o município é um dos maiores produtores do estado.