Uma das linhas de atuação do Sebrae no Pará é na valorização e incentivo ao empreendedorismo feminino. Dessa forma, a entidade se tornou parceira da multinacional Coca-Cola no Programa Efeito Furacão, voltado exclusivamente ao desenvolvimento de mulheres empreendedoras do ramo de alimentos e bebidas, bem como aquelas que desejam empreender no segmento.
A segunda e última etapa da primeira turma de capacitação foi realizada na última sexta-feira (08), na sede do Sebrae no Pará, em Belém. Participaram dessa primeira turma 35 empreendedoras dos encontros presenciais, residentes na Região Metropolitana de Belém, e 1.500 nos atendimentos digitais.
“A metodologia do Efeito Furacão foi criada a partir da necessidade de trazer tanto as habilidades técnicas do empreender para as mulheres, como também o processo de autoconhecimento, porque a gente entende que primeiro tem de haver o cuidado da mulher para que ela possa cuidar do outro, ou seja, do seu próprio negócio”, justificou Elen Toledo, facilitadora e mentora do Programa Efeito Furacão.
Essas mulheres passaram por uma jornada de conhecimento com carga horária de 110 horas de formação, incluindo temas relacionados a planejamento, soft skills, marketing digital e vendas, gestão de negócios e gestão financeira. A capacitação tem formato híbrido, com dez encontros presenciais e on-line, além de mentorias presenciais e on-line. O projeto tem duração de um ano e vai até seguir até julho de 2025, sendo que essa foi a primeira turma.
Uma das participantes foi Gizelle Dias, proprietária da confeitaria artesanal Dois Amores, que atua com delivery. Ela começou a empreender há cerca de cinco ambos, após a separação. “O curso foi maravilhoso, principalmente na questão financeira, onde tenho mais dificuldade. Quando eu entrei no curso, eu estava num ponto de desistir do meu negócio, mas no último dia, a gente precisou entregar um vídeo. E, nesse vídeo, eu me reconectei com todo o meu trabalho e o que eu já vinha fazendo ao longo desses cinco anos. Precisei ver algumas fotos, vídeos de anos atrás, e eu vi o quanto de trabalho lindo que eu fiz. Então, indiretamente, elas me fizeram ver a importância que eu tenho na confeitaria”, disse emocionada.
Metodologia Furacão
O Efeito Furacão é uma formação, em parceria com a Be.Labs, feita em forma de jornada, através de metodologias de design thinking. É uma abordagem estruturada para gerar e aprimorar ideias que fundamentam o seu design de aplicação nas 05 fases de formação de um furacão: formação do furacão, borda do furacão, olho do furacão, parede do furacão e furacão.
“Os conteúdos são selecionados a partir de uma curadoria para que a gente possa atuar tanto dentro desse processo de autoconhecimento, como também da análise do seu negócio e da estruturação do negócio para que elas possam avançar no seu empreendimento, impactando essas empresas para que elas alcancem a autonomia financeira, porque empoderamento feminino só acontece com autonomia financeira”, reforça Elen.
A Be.Labs foi criada em 2018 e é uma das primeiras aceleradoras exclusivas para mulheres no Brasil e visa apoiar as iniciativas do empreendedorismo feminino. Atua nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Apoio ao empreendedorismo feminino
Apesar de representarem mais da metade da população do Brasil, as mulheres ainda são minoria no empreendedorismo, representando 34% do total de donos de negócios. Uma das prioridades estratégicas para o Sebrae no Pará é o desenvolvimento de ações específicas para as mulheres, a partir do Sebrae Delas, de maneira a auxiliá-las no aperfeiçoamento da gestão empresarial e principalmente no desenvolvimento das competências socioemocionais.
“Vale destacar a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico do nosso estado e da grande contribuição do empreendedorismo feminino para a geração de emprego e renda nos territórios. Por isso, é uma prioridade estratégica para o Sebrae no Pará o desenvolvimento de ações específicas para as mulheres, a partir do Sebrae Delas, de maneira a auxiliá-las no aperfeiçoamento da gestão empresarial e principalmente no desenvolvimento das competências socioemocionais”, revela Isabelle Eleres, gestora do Programa Sebrae Delas no Pará.
O Sebrae Delas é o programa do Sebrae voltado exclusivamente para o estímulo ao empreendedorismo feminino. É desenvolvido no estado desde 2022 e este ano já atingiu 2.750 mulheres em 75 municípios paraenses com ações de capacitação, consultoria, mentoria, encontro de conexões, fortalecendo os negócios liderados por mulheres.