Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

ASN Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Uma iniciativa que valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino, reconhecendo o trabalho e a dedicação de mulheres que contribuem para o desenvolvimento do país. Esse é o objetivo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), cuja cerimônia de premiação da etapa estadual foi realizada na noite de terça-feira (05), em Belém.

Ao todo, dez empreendedoras, de dez municípios paraenses diferentes, concorreram ao Prêmio, em quatro categorias. As vencedoras foram Joandra Sá, de Jacundá (Categoria Microempreendedora Individual); Ingrid Teles, de Belém (Categoria Ciência e Tecnologia); Carmélia Pinon, de Breu Branco (Categoria Produtora Rural); e Noanny Maia, de Mocajuba (Categoria Pequenos Negócios).

Uma delas, Noanny Guimarães Maia, CEO da Cacauaré Amazônia Comércio, foi classificada para representar o Pará e a região Norte na etapa nacional da premiação, prevista para acontecer no dia 21 de novembro, em Florianópolis.

Essa foi a primeira vez que Noanny se inscreveu na premiação e se disse surpresa com o resultado. “Para mim, é um lugar muito especial falar de empreendedorismo feminino na Amazônia, especialmente porque eu trabalho com cacau, que é uma cadeia tão tradicional e tão desafiador inovar, trazer produtos que sejam mais do que o cacau tradicional ou então a amêndoa”.

Esse ano, as participantes poderiam concorrer em cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia (proprietárias de empresas de base tecnológica) e Negócios Internacionais – as duas últimas foram promovidas pela primeira vez.

“É uma honra para o Sebrae estar, mais uma vez, premiando as mulheres empreendedoras do Estado do Pará, mulheres que realmente valorizam o seu empreendimento. Pelo terceiro ano consecutivo, nós vamos levar uma representante nossa para a etapa nacional e isso é uma grande honra para o Sebrae no Pará, a gente participar nacionalmente do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios”, ressaltou a diretora Técnica do Sebrae, Domingas Ribeiro.

Além de destacar a classificação de uma empreendedora paraense para a etapa nacional da premiação, a diretora de Operações do Sebrae no Pará, Cássia Costa, também enfatizou a importância do Programa Sebrae Delas, promovido pela instituição desde 2022 para desenvolver o empreendedorismo feminino. “Eu, como mulher, me sinto muito feliz em termos o Programa Sebrae Delas, por meio do qual a gente pode incentivar mulheres a empreender cada vez mais e isso não tem preço. As mulheres estão mudando o nosso estado, mudando o Brasil, levando os seus produtos para o mundo inteiro. Isso é a nossa missão e a gente fica muito feliz com isso”.

No Pará, foram 87 mulheres empreendedoras inscritas, representando 32 cidades paraenses. Destas, dez empresárias, de dez cidades paraenses, classificaram-se nas categorias pequenos negócios, produtora rural, microempreendedora individual e ciência e tecnologia na etapa. A premiação estadual teve troféu, certificação e consultoria empresarial. Em todo o país, foram 2.634 inscrições.

Negócio liderado por mulheres

Noanny foi classificada para disputar a etapa nacional do Prêmio, sendo a representante do Pará e da Região Norte na categoria Pequenos Negócios

Foi em 2021, após a morte do pai por covid-19, que Noanny Maia, ao lado da mãe e das irmãs decidiram dar continuidade ao legado da família e empreender na propriedade dos pais. Assim, nasceu a Cacauare Amazônia Comércio Ltda.

Por meio do cacau selvagem nativo da área de várzea de Mocajuba, elas unem a tradição passada de geração em geração com técnicas inovadoras de produção de amêndoas. Assim, elas priorizam a produção agroextrativista em áreas de floreta nativa preservada, em parceria com comunidades locais, e comercializam produtos de cacau nativo na Amazônia, como chocolate 100%, nibs e granola, ajudando a manter a floresta em pé.

Natural de Mocajuba, Noanny tem 38 anos e possui formação em Administração de Empresas, Direito e Marketing.

-

Prêmio chega a duas décadas

_H8A6607

Ao longo de 20 anos, o PSMN contou com a participação de mais de 100 mil mulheres que compartilharam suas jornadas de sucesso, representando empreendedoras de todo o Brasil. Mais de 200 delas foram premiadas.

Em 2024, serão 25 candidatas na etapa nacional, sendo cinco finalistas em cada uma das cinco categorias. Em cada categoria, foi selecionada uma candidata por região, garantindo a representatividade na premiação.

A premiação das vencedoras nacionais inclui troféu de reconhecimento, participação em missão nacional no ano que vem e ainda um instrumento de trabalho (tablet ou celular).

O PSMN Sebrae Delas é o programa do Sebrae voltado exclusivamente para o estímulo ao empreendedorismo feminino. É desenvolvido no estado desde 2022 e este ano já atingiu 2.750 mulheres em 75 municípios paraenses com ações de capacitação, consultoria, mentoria, encontro de conexões, fortalecendo os negócios liderados por mulheres.

-

** VENCEDORAS DO PSMN 2024 – ETAPA ESTADUAL**

CATEGORIA PEQUENOS NEGÓCIOS

Finalistas da categoria Pequenos Negócios

1ª. Noanny Guimarães Maia

38 anos

Cidade: Mocajuba

Razão social: Cacauaré Amazônia Comércio Ltda

2ª. Sueli Pianho

63 anos

Cidade: Marabá

Razão social: Maspará Corretora de Seguros E Franchising Ltda

3ª. Suely Silva

43 anos

Cidade: Tailândia

Razão social: Suely Belle Estética

-

CATEGORIA PRODUTORA RURAL

Finalistas da categoria Produtora Rural

1ª. Carmélia Amante Pinon

46 anos

Cidade: Breu Branco

Razão Social: Amabee Cosméticos e alimentos

2ª. Miriam Aparecida Federicci Vieira

37 anos

Cidade: Medicilândia

Razão Social: Sítio Bela Vista

3ª. Claudia Fatiane Da Silva Reis

39 anos

Cidade: Castanhal

Razão social: Fatiane Biscoitos e Doces Regionais

-

CATEGORIA MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL

Finalistas da categoria Microempreendedora Individual

1ª. Joandra Pereira de Oliveira Sá

37 anos

Cidade: Jacundá

Razão Social: Joandra Oliveira – Mentorias, palestras e treinamentos

2ª. Renata Barbosa Caballero

33 anos

Cidade: Santarém

Razão social: Menina Paleteira

3ª. Maria Josinete Albuquerque de Lima

28 anos

Cidade: Paragominas

Razão Social: Açaí da Majô

CATEGORIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Finalista da categoria Ciência e Tecnologia

1ª. Ingrid Teles

Cidade: Belém

Razão social: Ver o Fruto Ltda

 _H8A7247
 _H8A7237 (2)
 _H8A7229
 _H8A7224
 _H8A7216
 _H8A7142
 _H8A6878
 _H8A6905
 _H8A6915
 _H8A6599
 _H8A6670
 _H8A6683
 _H8A6691 (1)
 _H8A6698
 _H8A6744
 _H8A6748
 _H8A6776
 _H8A6784
Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas