ASN PA Atualização
Compartilhe

Sebrae capacita funcionários sobre tema LGBTQI+no Pará

Capacitação foi realizada em formato híbrido para funcionários das 13 agências regionais
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Para capacitar os funcionários com o objetivo de criar um ambiente inclusivo, que valorize a diversidade e respeite todas as pessoas no ambiente de trabalho, o Sebrae no Pará realizou uma roda de diálogo sobre letramento LGBTQIA+ nesta quinta-feira (31) na sede da empresa, em Belém, em formato híbrido com os demais regionais.

“O que nós queremos é fortalecer e, principalmente, passar para os nossos clientes internos e externos a importância da diversidade para os processos do Sebrae. Vamos trabalhar para, cada vez mais, levantarmos bandeiras necessárias para inclusão, para o acolhimento, para o fortalecimento coletivo. O Sebrae é inclusivo”, disse o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.

A roda de diálogo teve como mediadores, a educadora Anahi Mello e o ativista e especialista em Diversidade e Inclusão, Marcos Melo. De forma remota, a colaboradora do Sebrae/PA, Andreá Alves, participou da formação onde contou sua experiência pessoal como integrante da comunidade LGBTQIA+. Já de forma presencial, os analistas da empresa Ana Caroline Leal e Igor Blendon, também participaram do bate-papo, relatando suas experiências, inclusive na vida profissional.

“No começo da minha carreira profissional, nos locais onde trabalhei, tinha medo de demonstrar minha sexualidade, com receio de retaliações, mas especificamente falando do Sebrae, foi o local onde mais me senti acolhida e confortável, principalmente dentro da minha unidade”, disse Ana Caroline.

Durante o curso formativo, os colaboradores do Sebrae/PA receberam orientações dos participantes, principalmente em relação às siglas da comunidade, mas acima de tudo, a como transformarem o ambiente de trabalho em um espaço inclusivo e diverso. Colaboradores das agências do interior do Estado também participaram do evento de forma online.

“A história da comunidade LGBTQIA+ foi construída por séculos baseada no tripé: doença, pecado e crime, mas precisamos mudar essa história e podemos fazer isso por meio de momentos como esse, de discussão, de debates”, pontuou Anahi.

De acordo com Marcos Melo, promover o letramento LBGTQIA+ em uma empresa, sob a ótica da diversidade, equidade e inclusão, gera diversos benefícios, que culminam na geração de um ambiente mais inclusivo, colaborativo e produtivo. Entre eles, o empoderamento dos colaboradores sobre o tema, acesso equitativo à informação, melhoria da comunicação interna, e estímulo à diversidade de ideias e perspectivas.

“Precisamos trazer essas discussões para todos os espaços, pois a comunidade ainda enfrenta preconceito e discriminação, temos que fazer esse trabalho de orientação para que a sociedade, de uma vez, compreenda nossa luta. Então parabenizo o Sebrae/PA por essa iniciativa, já que muitas empresas não promovem esse tipo de discussão”, disse Melo.

Este é a terceira formação oferecida aos colaboradores do Sebrae/PA neste semestre, a primeira foi sobre letramento racial e a segunda sobre inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.

  • Capacitação
  • Empreendedorismo