Farofa de tapioca, molhos e sais, todos produzidos com matéria-prima amazônica, sãos os principais carros-chefes da marca Amazonia Space, criada pela empreendedora paraense Elaine Lima, no município de Igarapé-Miri, nordeste paraense. Os sabores amazônicos únicos têm conquistado admiradores da culinária paraense e clientes dentro e fora do Estado, principalmente por serem opções saudáveis na hora das refeições.
Elaine conta que começou a empreender desde cedo e que herdou da família a veia para os negócios. Aos nove anos de idade, ela começou a vender pulseirinhas na escola, por iniciativa própria. “Comecei a empreender desde muito nova, já que nasci em uma família de empreendedores. Desde criança, por exemplo, preparava pulseirinhas de miçanga ou então minha mãe preparava algum docinho. Então, eu comecei empreendendo na escola, vendendo para os meus colegas, para os meus professores, mas foi uma iniciativa minha mesmo, tudo começou por aí”, conta ela.
De lá para cá, muita coisa mudou. Na universidade, Elaine optou por cursar Gestão Empresarial e seguiu pelo caminho da liderança, compartilhando seus conhecimentos com outros empreendedores. Mas a entrada no mundo dos negócios veio, de fato, depois que ela conheceu o marido, Augusto. Juntos, eles fundaram um e-commerce para vender produtos amazônicos pela internet, mas o negócio evoluiu para algo maior: uma indústria de alimentos. Foi assim que surgiu a Amazonia Space, em 2022, um negócio familiar que hoje conta com quatro funcionários.
“Após a fase do e-commerce, em 2021, ficamos testando nossos produtos, mas foi em 2022 que os resultados vieram, e é o que está nos dando uma visibilidade maior na produção dos alimentos amazônicos. Com o apoio do Sebrae/PA nós conseguimos aumentar nossas vendas, expandir o mercado e vendemos em outros estados também”, destaca ela, ressaltando que a produção é feita dentro da pequena fábrica da empresa, em Igarapé-Miri, onde o processo é feito. Antes de ganharem o mercado, as receitas são criadas e testadas pela própria empreendedora.
Sabor único
Um dos produtos que mais tem feito sucesso entre o público da Amazonia Space, segundo Elaine, é a farofa de tapioca com jambu e açafrão. Livre de glúten, conservantes, gordura trans e sódio, o item é uma ótima opção para quem é vegano.
“Como já existem no mercado outras farofas com jambu, resolvi fazer a de jambu com açafrão para ser diferente até na cor. Isso foi o pedido de um cliente. Então, na nossa pequena fábrica, adaptei a farofa de tapioca com açafrão, que dá aquela cor amarela, e coloquei o jambu, que dá aquela sensação de tremor na boca. O público tem gostado bastante do gosto e da sensação”, conta ela. A qualidade dos produtos foi atestada também no ano de 2022, quando a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) concedeu o Selo Artesanal ao negócio.
Além dos vários sabores feitos a partir da farofa de tapioca, a empresa também comercializa o sal de parrilla e o molho de pimenta no tucupi, com flor de jambu, todas criações próprias. Os produtos também são livres de glúten, gordura trans e conservantes, com matéria-prima extraída dos municípios de Igarapé-Miri, Castanhal, Santo Antônio do Tauá e Maracanã, todas de forma sustentável, e produzidas pela agricultura familiar.
Em fase de expansão dos negócios, os produtos da Amazonia Space podem ser encontrados em supermercados de 11 municípios do Pará, além de estabelecimentos nos estados do Ceará, Maranhão e Sergipe. Mas também podem ser apreciados em feiras e eventos de economia criativa, a exemplo da FAC (Feira de Artesanato do Círio) deste ano, em que a marca expôs no espaço Vitrine Amazônia, no Parque Urbano Porto Futuro, em Belém.