Fachadas de alumínio composto e lona, trabalhos em led, personalização de frotas, placas de sinalização, banners, serralheria e fabricação de móveis. Esses são alguns dos produtos e serviços ofertados pelo empresário Michel Toigo, proprietário da Finart, empreendimento do ramo de comunicação visual, com sede no município de Altamira, no sudoeste do Pará.
A Finart existe há mais de 15 anos e foi fundada pelo irmão do paranaense de Corbélia, o também empresário Maycon Toigo. “Meu irmão que fundou, comecei a trabalhar com ele dois anos depois. Ele trabalhava com gráfica e, na época, pela falta de oportunidades, teve o insight de abrir uma empresa de comunicação visual, daí surgiu a Finart”, lembra o empreendedor, que está há 13 anos em Altamira.
A Finart é uma empresa familiar, que conta com 31 funcionários. A mãe dos empreendedores atuava na parte administrativa, incentivando a empresa desde o início. O empreendimento foi criado para atuar no ramo de adesivos e banners.
O pai dos empresários, Valmir, conhecido como Bidu, cuida da serralheria e marcenaria, criada em paralelo aos serviços de design e gráfico. “Foi uma necessidade da empresa, para não terceirizar mais esse serviço, pois queríamos ter maior autonomia”, explica Michel.
“Percebemos que havia um trabalho a ser feito em relação ao design exterior, começamos a focar mais nesse aspecto”, pontua, afirmando que a princípio, o anseio era criar uma agência após a graduação em Publicidade, mas se adequou às tendências do mercado.
Os produtos e serviços da empresa já alcançaram o mercado paraense e de outros estados: Altamira, Belém, Santarém, Marabá, Medicilândia, Anapu, Itaituba e Pacajá, Bahia, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre e Minas Gerais.
Para o futuro, os planos é que o empreendimento se torne uma empresa B2B (business to business), ou seja, que trabalhe primordialmente para outros negócios, tendo como público-alvo, pessoas jurídicas.
“Meu objetivo é que futuramente a gente não tenha mais atendimento de balcão, que a gente possa trabalhar de portas fechadas. Isso se dá porque é vantajoso do ponto de vista financeiro e operacional. Mas, aqui em Altamira, o comércio de rua ainda é muito forte. Para o futuro, queremos chegar nesse patamar”.
Investimento em fachadas
O publicitário afirma que existem desafios de empreender longe dos grandes centros urbanos, alegando que é preciso uma transformação local para valorizar o que é feito na região.
“A inovação é um desafio aqui na região. No comércio local predomina a mentalidade de que profissionais da capital ou de outras regiões têm maior valor agregado e nem sempre isso é verdade. Grandes marcas não costumam agir localmente,”, destaca, apontando para a importância de fortalecer a economia local.
Michel ressalta que, apesar dos desafios, existem oportunidades e pontua que os empresários da região costumam investir em fachadas mais modernas. Para o empresário, Altamira não fica atrás das metrópoles quando se trata de investimento em comunicação visual.
Para o futuro, Michel anseia abrir filiais da Finart em outros municípios. “Quando possível, queremos levar a empresa para fora de Altamira. Pelo perfil de inovação que temos aqui, penso que podemos estabelecer a Finart em outras localidades”.
“Tenho orgulho de termos nos tornado referência em comunicação visual no Xingu, em todos esses anos grandes empresas já nos procuraram, com indicação, viram potencial no nosso trabalho. Temos equipamento de ponta, buscamos automatizar isso, cada vez mais, queremos conseguir ainda mais maquinários”, alega.
Orientações e diagnósticos
O Sebrae está presente na trajetória do empreendimento. O relacionamento com a instituição iniciou quando Michel precisou analisar mais cautelosamente a gestão financeira da empresa. “A primeira consultoria que fizemos foi de formação de preços, desconstruímos o processo de precificação em relação aos produtos que vendíamos. Por meio da consultoria do Sebrae, descobrimos que estávamos pagando para fazer alguns serviços”, frisa.
“Fizemos outras consultorias e todas agregaram dentro da Finart. A última solução que contratamos foi a de gestão de desempenho”, enfatiza Michel.
O empreendedor diz que recorre à instituição quando sente que a empresa precisa de um diagnóstico. “A área da comunicação visual é uma escola, todos os dias aprendemos algo, uma nova ferramenta, um jeito de fazer diferente”, destaca.
O empreendedor afirma que qualificação e busca por orientações empresariais são fundamentais para o sucesso do negócio. “Procuramos, sempre, nos reciclar, ver as tendências do mercado e participar de Feiras e outros eventos, foi assim que analisamos que materiais como ACM e led estão se destacando nesse setor”, pontua.