ASN PA
Compartilhe

Startups buscam oportunidades de negócios no Bioeconomy Amazon Summit

Evento tem como objetivo ampliar a discussão em torno do papel da inovação e do empreendedorismo da Amazônia na agenda global de mudanças climáticas
Por Redação
ASN PA
Compartilhe

Representantes das cinco startups paraenses selecionadas pelo Sebrae no Pará durante o encerramento do Inova Amazônia nessa quarta-feira (31), apresentaram seus negócios para investidores nacionais e internacionais nesta quinta-feira (01), durante o Bioeconomy Amazon Summit (BAS), que ocorreu no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Realizado pela primeira vez no Pará, o evento tem como objetivo ampliar a discussão em torno do papel da inovação e do empreendedorismo da Amazônia na agenda global de mudanças climáticas.

Durante três minutos, cada representantes das empresas tiveram a oportunidade de defender seus negócios para investidores nacionais e internacionais na plenária principal do evento, nas dinâmicas conhecidas como pitches. De forma prática, os investidores podem ajudar as empresas na capitalização de recursos e impulsioná-las aos mercados local, nacional e internacional.

CEO da climatech Quiron, Gil Plete conta que a empresa utiliza dados de satélite e inteligência artificial para monitorar e coibir ameaças florestais como incêndios e desmatamentos na Amazônia. A ideia é auxiliar os gestores florestais na ocorrência desses sinistros por meio de um sistema desenvolvido.

“Nossa participação foi muito boa porque nós vimos o que o público busca neste evento. A própria participação no Inova Amazônia como um todo também já apresenta essa dinâmica de negociação. Então, o que nós queremos é proteger, olhar um pouquinho para nossas florestas. Se for o caso, monitorar todas as florestas do Pará, nós temos a tecnologia para isso e ela está pronta”, ressaltou ele.

Para Luan Campos, CEO da Polimex Bioplásticos, a participação no Bioeconomy foi muito satisfatória para a equipe. “Nós já tínhamos sido convidados para participar do evento, mas o destaque no Inova Amazônia foi muito bom. Ter um estande no evento também é muito bacana porque nosso produto é biodegradável e em compostagem natural. São canudos, talheres, produtos plásticos de uso único que estão dentro da economia circular e viram adubo no final da vida”, ressaltou ele, que aguarda possíveis novos investidores para o negócio sustentável.

Além das startups Quiron e Polimex Bioplásticos, também participaram das apresentações os representantes das empresas Seringô, Iwasa’i e Colab +. As cinco empresas também foram convidadas a expor seus negócios na Arena Empreendedora, uma ótima chance para o público estimado em 600 pessoas conhecer as ideias inovadoras proporcionadas pelo Inova Amazônia. Ainda na oportunidade, o gestor nacional do Inova Amazônia, Thyago Gatto, participou do painel “Incentivos e recursos disponíveis para a inovação da Amazônia”, que foi realizado na tarde de hoje.

“É uma oportunidade muito grande para essas empresas porque, aqui, temos investidores nacionais e internacionais, é uma verdadeira vitrine de negócios que foi proporcionada pela nossa edição do Inova Amazônia que foi encerrada ontem (31), e contou com a participação de 20 empresas. Então essas cinco foram as que se destacaram durante as apresentações e, portanto, têm chances no mercado”, finalizou Renata Batista, gerente da Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae/PA, que acompanhou as apresentações no Hangar Centro de Convenções.

Inova Amazônia

As cinco startups paraenses selecionadas para o Bioeconomy Amazon Summit foram escolhidas na noite desta quarta-feira (31), durante o encerramento do Inova Amazônia 2024, programa de aceleração de startups promovido pelo Sebrae no Pará, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), e operado pela Ventiur Aceleradora.

Foi uma verdadeira troca de conhecimentos e informações no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), que contou com a presença de alguns investidores. Ao final das apresentações, de três minutos para cada uma das 20 empresas, que participaram da etapa de Tração (aceleração) do programa, o júri se reuniu e elegeu as cinco empresas selecionadas.

  • Startup; Bioeconomy Amazon Summit;Inovação