ASN PA Atualização
Compartilhe

Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios são prorrogadas  

Iniciativa tem como objetivo dar visibilidade e reconhecimento às empreendedoras brasileiras; inscrições são gratuitas, pela internet
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

As inscrições ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PMSN) edição 2024 foram prorrogadas até o dia 17 de agosto, pela internet. O objetivo da premiação é dar visibilidade e reconhecimento às empreendedoras brasileiras, que podem se inscrever gratuitamente. Em 2023, mais de 4 mil mulheres de todo o país participaram da disputa.

Neste ano, a premiação traz novidades com mais duas categorias que vão reconhecer as trajetórias de mulheres que empreendem na Ciência e Tecnologia, bem como aquelas que conquistaram o mercado internacional.

“As mulheres precisam assumir o papel de protagonismo no ambiente de negócios, superando barreiras culturais e crenças limitantes de que elas não são capazes de ocupar espaços de liderança. Com as novas categorias, o PSMN também vai mostrar a força dessas empreendedoras em áreas predominantemente masculinas”, incentiva Meena de Falleiro, gestora nacional da premiação.

Desde 2004, o prêmio já contou com a participação de mais de 100 mil mulheres que compartilharam suas jornadas de sucesso, representando empreendedoras de todo o Brasil. Mais de 200 delas foram premiadas. A meta da edição 2024 é superar a marca de 4 mil inscritas, número alcançado no ano passado.

Quem pode participar 

Nesta edição, as participantes podem concorrer em cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia (proprietárias de empresas de base tecnológica) e Negócios Internacionais. As candidatas devem ser maiores de 18 anos. Não há impedimento de participação caso possua sócios homens, desde que seja administradora da empresa e protagonista da história de sucesso. O regulamento tem mais detalhes dos requisitos de cada categoria.

 Etapas 
O PSMN é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Na primeira delas, são escolhidas até cinco candidatas por estado e do Distrito Federal, sendo uma de cada categoria. Todas as vencedoras seguem para a fase regional, de caráter eliminatório, quando as mais bem avaliadas em cada categoria serão escolhidas por região (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para acontecer em evento especial em Brasília (DF).

A premiação das vencedoras nacionais inclui troféu de reconhecimento, participação em missão nacional no ano que vem e ainda um instrumento de trabalho (tablet ou celular).

Empreendedorismo feminino no Pará 

Pesquisa realizada pelo Sebrae em 2023 revelou que 67% das mulheres empreendedoras no Brasil têm filhos. No Pará, esse índice sobe para 77% das mulheres que administram pequenos negócios.

A grande maioria das paraenses empreendedoras (72%) disseram que cuidar dos filhos “influenciou muito” na decisão de abrir o negócio, 9% responderam que isso “influenciou um pouco” e para 19% “não influenciou nada”.

As mulheres paraenses gastam, em média, 3,4 horas diárias cuidando de outras pessoas e 3,1 horas diárias com os afazeres domésticos. Já os homens paraenses ocupam 1,5 hora em cada uma dessas atividades.

  • Empreendedorismo; PSMN; Empreendedorismo feminino