Com atividades gratuitas, presenciais e online, em todas as regiões do estado, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) vai promover a 15ª edição da Semana do Microempreendedor Individual, de 20 a 24 de maio, com cursos, oficinas e orientações em todo o estado, além do atendimento presencial, em Belém.
A fim de mobilizar esse público para o evento, uma equipe do Sebrae/PA realizou nesta sexta-feira (17) o ‘esquenta’ nas feiras do Ver-o-Peso, da 25, Marambaia, Tapanã e Cidade Nova 4, com panfletagem e distribuição de brindes para os feirantes e comerciantes. Também foram realizadas ações online e em agências de algumas cidades do estado.
“A ação de esquenta tem como objetivo convidar os empreendedores a participar da Semana do MEI, que é focada em quem é MEI ou deseja abrir um negócio, mas tem somente a ideia e precisa de apoio para desenvolver o seu empreendimento”, explicou Antônio Romero, gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae no Pará.
Waldomiro Ayres, de 50 anos, frequenta o Ver-o-Peso desde os 10, quando acompanhava o seu padrasto na venda do prato que é cara da feira: peixe com açaí. Nessa vivência, ele aprendeu o ofício e hoje é dono de uma barraca onde prepara e comercializa essa iguaria. Ele ainda não é MEI, mas ficou interessado em se formalizar. “Eu estou abrindo uma arena e eu estou precisando registrar uma empresa”, revelou.
As vantagens de ser MEI já são conhecidas por sua vizinha na feira, a Josiane Antunes, de 40 anos. Ela tem uma barraca juntamente com seu esposo há cerca de 12 anos no Ver-o-Peso, onde vende grãos. “O MEI veio como uma bênção em nossas vidas, pois o CNPJ abre portas. A gente sonhava em ter muitas coisas e pelo MEI a gente conseguiu financiar muita coisa. Tendo MEI tivemos oportunidades para fazer negócios também, até fora do Brasil a gente já fez”, relembrou.
Dona Maria do Rosário Silva, de 66 anos, há 12 anos na feira da cidade nova, incentivou seus filhos e todos que trabalham ou trabalharam com ela a se tornarem MEI. “Virei MEI por causa das grandes vantagens que a gente tem e sempre incentivo todos a terem MEI, porque outras pessoas que trabalhavam comigo, eu incentivei, incentivei, hoje estão melhores do que eu”, diz.
A Semana do MEI é realizada pelo Sebrae em todo o país e é considerada o maior evento de empreendedorismo e negócios para o segmento no país. No Pará, serão mais de 400 capacitações em 89 municípios do estado.
Em Belém, a programação incluirá também atendimento presencial com orientações aos participantes e a Arena Agência Digital, onde serão realizadas discussões para a inserção digital do MEI com experts em marketplaces, como Rapha Falcão, Juliano Kimura e especialistas do Mercado Livre. Também haverá um espaço temático da COP 30 e a Oficina Experiência Taxista – que oferecerá o aprimoramento de atendimento da categoria, visando à COP 30.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet (pa.loja.sebrae.com.br/semanadomei) ou pelo telefone 0800 570 0800.
Atendimento presencial em Belém
Em Belém, serão 20 guichês de atendimento e também uma Feira de Negócios onde serão comercializados produtos de 10 empresas dos segmentos de beleza e estética, economia criativa e alimentação fora do lar.
Para melhor organização durante o evento, donos de pequenos negócios ou aqueles que desejam empreender serão atendidos conforme o estágio de seus negócios: Formalização, Regularização ou Negociação de dívidas.
Também serão ofertados atendimentos dos parceiros Sescon, Correios, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banpará, Mercado Livre, Ocrim e Unama. À Sescon caberá prestar orientações aos empreendedores sobre regularização das empresas; os bancos oferecerão informações de serviços financeiros e acesso a crédito e Mercado Livre, Ocrim e Unama estarão nas áreas de capacitação.