A contagem regressiva para a 20ª edição do Miriti Fest já começou. O festival, que ocorre na cidade paraense de Abaetetuba, é considerado uma das maiores manifestações culturais de artesanato em miriti do Pará e está marcado para começar nesse final de semana, nos dias, 10, 11 e 12 de maio, na Praça da Bandeira, localizada no bairro do Algodoal.
Para fazer o lançamento oficial do evento, a Prefeitura de Abaetetuba realizou um na sexta-feira passada (3), com a presença de artesãos e participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apoiador do tradicional festival.
Com o olhar voltado para as oportunidades que surgirão por conta da COP 30, o gerente da Unidade de Negócios de Impacto do Sebrae o Sebrae, Renato Coelho, ministrou a palestra “As oportunidades com a COP 30″, com o objetivo de informar os artesãos abaetetubenses sobre o evento que será realizado ano que vem em Belém. “Nossa missão é contribuir com o desenvolvimento dos pequenos negócios e transformá-los em protagonistas no ramo dos Negócios Sustentáveis, no Brasil, então nada mais justo do que estarmos presentes neste festival que contempla esse trabalho dos artesãos que é tão valioso para a manutenção da cultura, da geração de renda”, explicou o palestrante.
O festival que nesta edição celebra “20 anos de orgulho e tradição”, se consolida como uma potência de talentos e arte, não à toa, o município de Abaetetuba recebe o título de “Capital Mundial do Brinquedo de Miriti”, com o reconhecimento e aumento da visibilidade, surgem diversas oportunidades para o fomento e desenvolvimento da economia criativa.
A Secretária Municipal de Administração, Jacilene Negrão, pontuou a importância do diálogo entre a gestão municipal e os artesãos. “Hoje nós estamos no lançamento do Miriti Fest 2024, um momento muito esperado por todos nós que estamos há mais de três meses planejando, organizando, e principalmente ouvindo os artesãos que fazem o festival acontecer”, ressaltou.
“Este evento trabalha a economia criativa que é feita de mãos talentosas dos artesãos. A gente não poderia deixar de estar aqui”, acrescentou Marlene Pinto, Gerente da Agência Regional do Sebrae no Baixo Tocantins.
Seu Raimundo Peixoto, carinhosamente apelidado de “Mestre Diabinho”, falou sobre a expectativa para a 20ª edição do Miriti Fest. “Faz 20 anos que está completando o Miriti Fest, e eu participo de todos, então, para mim, é uma satisfação muito grande. E eu só quero mesmo que seja sucesso, tenho certeza que vai ser”, profetizou.
Para a artesã Dorielma Cardoso que já comercializa seus brinquedos de miriti para outros países, além de participar de festivais culturais por todo o Brasil, o sentimento de estar presente no Miriti Fest 2024 é especial. “Hoje é uma grande riqueza para nós, estamos com tanto carinho, trabalhando dia e noite, é o nosso custo de vida, a nossa renda mensal. O Miriti Fest é o nosso carro chefe para a venda do nosso brinquedo, apesar que a gente já vende para fora do Brasil, para Universidades, mas o Festival do Miriti de Abaetetuba é um evento muito esperado por nós”, afirmou.
Durante o Miriti Fest 2024, o público poderá visitar cerca de 40 estandes com exposição e venda de artesanato de miriti, além disso a praça de alimentação conta com 35 barracas de vendas de comidas.
-
Com informações da Ascom/Abaetetuba